O sono é um tema que preocupa os pais mesmo antes do seu filho nascer. Muito se tem falado sobre o papel da osteopatia no sono, mas afinal, se o meu filho não dorme bem, devo ou não marcar uma consulta de Osteopatia?

A minha resposta é sim, porque todos os bebés deveriam ser avaliados por um osteopata. Contudo, em relação ao sono, nem todos os problemas serão resolvidos pela Osteopatia.

Muitas questões relacionadas com o sono prendem-se com as expetativas que temos em relação ao que é dormir bem e que por vezes estão desfasadas da realidade, partindo de informação incorreta. 

Costumo dividir as alterações do sono em duas categorias, 1) as alterações de higiene de sono e patologia específica do sono , que devem ser vistas em contexto de Consulta do Sono e 2) alterações físicas, patologias que indiretamente interferem no sono. A Osteopatia pode ter uma palavra a dizer neste segundo caso. Um bebé com refluxo ou outra patologia gastrointestinal, patologia respiratória terá certamente alterações no sono. Podemos ter também alterações musculoesqueléticas como é o caso do torcicolo que interfere com o conforto do bebé. Uma gravidez atribulada ou mais sedentária ou um parto mais traumático podem provocar tensões que interferem com o sono. Um bebé com tensões membranosas, restrições de mobilidade, pode apresentar irritabilidade, posturas de rigidez, extensão ou flexão exagerada, posturas de conforto em vírgula (inclinação do tronco para um dos lados), assimetrias cranianas (como por exemplo a plagiocefalia). São bebés que choram com facilidade e que têm mais dificuldade em regular-se. A osteopatia não trata patologias mas sim falta de mobilidade/elasticidade, permitindo que o corpo se equilibre e relaxe. Muitas vezes será necessário complementar as sessões de Osteopatia com uma Consulta de Sono porque depois de remover o desconforto é necessário trabalhar questões de higiene de sono. 

O sono é uma área complexa que na maioria das vezes exige uma intervenção de várias áreas, que para além das já referidas e da vigilância do médico assistente, podem incluir o gastroenterologista, imunologista ou otorrinolaringologista. 

Bom descanso 🙂 

Dra. Ana Fernandes

Fisioterapeuta e osteopata