
As questões relacionadas com a saúde de uma criança de 2 anos são um contínuo à faixa etária anterior. Um dos problemas mais evidentes nesta idade é a obstipação que tem tendência a agravar ou surgir na altura do desfralde. A presença de dejeções duras, um esforço defecatório acentuado, defecações dolorosas, a noção de que a criança retém as fezes de forma propositada, menos de 3 dejeções por semana, são sinais que podem indicar a presença de obstipação, devendo a criança ser avaliada pelo pediatra.
A higiene dentária, que deve ser realizada desde o aparecimento do primeiro dente, é ainda mais fulcral nesta idade, com escova macia e pasta dentífrica fluoretada (1500ppm de flúor), duas vezes por dia.
A aprendizagem das regras e rotinas diárias é essencial para o seu desenvolvimento e sentimento de segurança.
A sua criança usa chupeta? É altura de retirar com tranquilidade 😉
Uma criança desta idade consegue chegar a todo o lado com um pouco de imaginação!! Guarde os produtos tóxicos e medicamentos em armários fechados e fixe à parede as mobílias pesadas, instáveis e passíveis de serem trepadas. Os acidentes continuam a ser a principal causa de mortalidade e morbilidade infantil!
Relativamente ao desenvolvimento psicomotor da sua criança, existe inúmeras atividades promotoras do desenvolvimento que pode fazer com ela nesta idade:
- Incentive-a a ajudar em tarefas simples de casa e não se esqueça de a elogiar pela ajuda.
- Ensine-a a identificar e nomear as partes do corpo, os animais e outros objetos comuns.
- Não a corrija quando ela diz palavras de forma incorreta (“não é boia”); apenas repita o que ela disse de forma correta (“é uma bola”).
- Incentive-a dizer uma palavra em vez de apenas apontar.
- Brinque com ela escondendo os seus brinquedos e deixando-a encontra-los.
- Ajude-a fazer puzzles com formas, cores e animais. Nomeie os pormenores de cada peça (cor, animal) quando a sua criança a colocar no sítio.
- Incentive-a brincar com blocos, a construir torres e desfazê-las.
- Faça trabalhos manuais com lápis, tintas e papel. Pendure os seus trabalhos no frigorífico ou parede para reforço positivo.
- Peça-lhe ajuda para abrir portas ou gavetas, virar páginas de um livro ou revista.
- Peça-lhe para carregar pequenas coisas até si.
- Jogue com ela e ensine-a a chutar a bola. Leve-a ao parque ou locais seguros onde ela possa correr, trepar, sempre com supervisão!
- Leia para ela todos os dias.
- Dê-lhe atenção e elogie quando ela segue as suas instruções. Não dê atenção quando ela tem comportamentos desafiantes.
Atue precocemente e fale com o seu pediatra se a sua criança:
- Não faz frases de 2 palavras (por exemplo, “já está”, “não quero”);
- Não sabe o que fazer com coisas comuns, como por exemplo a escova de cabelo, telefone, garfo, colher;
- Não copia ações e palavras;
- Não segue instruções simples;
- Não anda com firmeza;
- Perdeu habilidades que ela teve anteriormente.
Dra. Andreia Ribeiro – Pediatra