Já todos ouvimos a frase “Aproveita agora que está bom tempo e tira-lhe a fralda”. Quem nos vai seguindo por aqui, já sabe que não é bem assim e que isto talvez não faça assim tanto sentido.
O método de desfralde mais defendido pelas Associações/Sociedades de Pediatria internacionais é o método guiado pela criança. Isto pressupõe que os educadores/cuidadores vejam alguns sinais de prontidão na criança, (não se sabe quantos sinais são necessários para sabermos se é altura ideal para começar, nem quais) para iniciarem este processo do desfralde.
Estes sinais, e a própria motivação e interesse da criança, não seguem nenhuma estação do ano em concreto, o que pode fazer com que apareçam numa altura em que as pessoas entendam que é menos ideal, como o inverno, e muitas vezes até mais cedo do que é esperado a nível de idade.
Sempre que a criança tem motivação intrínseca para explorar o pote/sanita e/ou para tirar a fralda, deve ser-lhe dada a possibilidade de o fazer, independentemente da idade ou da altura do ano em que isto acontece. Muitas vezes pode ser algo esporádico, mas se for feito de forma tranquila, sem pressão e sem grandes expectativas, a criança vai querer voltar a fazê-lo mais vezes.
Portanto se os vossos pequeninos mostrarem interesse no desfralde no inverno, está tudo bem! Pode haver um pouco mais quantidade de roupa no cesto, mas também pode ser uma oportunidade de explorar, iniciar e até concluir o desfralde. Sendo uma opção da própria criança, a probabilidade de ter sucesso é maior e também dá uma margem a pais/cuidadores para adaptarem o vestuário nesta altura (optar por peças mais simples de colocar/tirar e optar por meias em vez dos sapatos em espaços fechados).
Aproveitar a motivação e curiosidade da criança e fazer este caminho com ela é uma
oportunidade a não perder em qualquer altura do ano! 😉
Sara Lopes Barbosa
Fisioterapeuta em Saúde Pélvica
Sugestão de Leitura: “Como sei que a minha criança está “pronta” para o Desfralde?”
Siga-nos também no Instagram e no Facebook. 😉