Necessidades hídricas

0-6 meses 💧 Não têm que se preocupar com a ingestão de água, os bebés obtêm a quantidade que necessitam através do leite materno ou do leite artificial (quando preparado adequadamente) – salvo exceções. A ingestão de água antes do período de introdução alimentar, sem vigilância médica, pode comprometer o estado nutricional do bebé e colocar em risco o seu desenvolvimento e funções fisiológicas.

E depois dos 6 meses?

6-12 meses 💧 Neste período, que coincide com a introdução alimentar, as quantidades recomendadas de ingestão hídrica aumentam, mas são mínimas (0.5-1 copo/dia). Pode começar por oferecer água às refeições, de preferência, num copo aberto.

Durante este período não se deve preocupar com as quantidades, mas sim com o hábito de oferecer água! É uma excelente altura para os bebés desenvolverem a capacidade e o hábito de beber água através de um copo.

É importante realçar que os bebés quando são amamentados podem não aceitar tão facilmente a água – vá tentando aos poucos, com calma.

⚠️ É importante tentar ao máximo não oferecer biberão, principalmente em bebés amamentados em que pode comprometer a amamentação e o desenvolvimento de todas as estruturas orofaciais.

Ana Rita Sousa

Nutricionista pediátrica