A dor no mamilo parece ser uma inevitabilidade quando falamos em amamentar – mas será mesmo?
Já no final da gravidez e nos primeiros dias pós-parto poderá existir algum desconforto no mamilo pelo aumento de sensibilidade local. Nos primeiros dias o mamilo vai ser mais irrigado e vai experimentar um aumento da sua flexibilidade à medida que o bebé mama e pode mesmo ocorrer uma ligeira esfoliação.
Ahhh… afinal têm razão quando dizem que vai doer?!
⚠️ Não é bem assim: repare que dor e desconforto são coisas diferentes! O desconforto inicial (por vezes mais acentuado na subida de leite) realmente pode acontecer de forma natural mas mesmo este, quando persiste mais de 1 semana, requer avaliação dado que não é uma situação esperada.
Embora possam existir várias causas para a dor, a maior será uma pega inadequada. Também no seguimento do anterior, podem surgir fissuras e gretas que infelizmente são bastante prevalentes e um verdadeiro desafio à continuação da amamentação muitas vezes ocorrem porque as mulheres, acreditando que é o suposto, suportam desconforto e dor ao ponto destas surgirem.
Também com frequência vejo relatos de mães a quem foi dito que o bebé “faz uma boa pega” e não foram valorizados outros aspectos de que é exemplo o bem-estar da mama e a presença de dor. De facto a boa pega é aquela em que:
✅ o bebé é capaz de fazer uma transferência adequada de leite
E
✅ a mãe/mama estão confortáveis e sem dor (e, agora um aparte: é importante uma avaliação global porque ver uma vez o bebé a mamar de uma mama pode não fornecer a informação necessária já que todas sabemos que nem sempre a pega é igual, quer pelo contexto, porque o bebé está mais agitado ou simplesmente porque a pega na mama esquerda é diferente da direita).
👉🏼 Como ponto de partida, uma avaliação do mamilo, da anatomia do bebé, da sucção do bebé e do posicionamento são fundamentais.
Além da dor, um dos aspectos facilmente identificáveis de possíveis problemas é a forma e características do mamilo no final da mamada: apresenta riscas vermelhas ou brancas? Alongado e com aspecto espalmado? Bolhas, gretas ou fissuras? Estes são sinais de que algo poderá ser optimizado e assim prevenir problemas maiores.
⚠️ A intervenção precoce é a forma mais eficaz de prevenir questões mais complexas. Aliás, mais que precoce, a intervenção deve incidir na real causa do problema.
Se sente desconforto na amamentação procure-nos… Podemos ajudá-la com esse processo!
Rosa Santos
Enfermeira de Amamentação