Nas duas últimas décadas assistimos a um escalar global na evolução tecnológica e utilização de dispositivos de ecrãs na sociedade. Da televisão ao telemóvel, estes dispositivos integraram o nosso dia-a-dia de tal forma que fica difícil imaginarmo-nos sem eles!
👉🏻 Potenciais benefícios
✅ A partir dos 2 anos de idade, a utilização, moderada e acompanhada por um adulto, dos dispositivos de ecrãs pode contribuir para aprofundar conhecimentos e desenvolver novas aprendizagens, estimulando a criatividade e o raciocínio.
✅ Permite ainda a aproximação de familiares e amigos, proporcionando entretenimento, interação e
partilha.
✅ De forma particular para os adolescentes podem constituir um meio privilegiado de educação para a
saúde nesta fase de exploração e procura autónoma de informação.
👉🏻 Riscos
Apesar da acessibilidade, potenciais vantagens, e clara avidez das crianças pelos ecrãs, os riscos associados à sua utilização inadequada são reais e podem estender-se ao seu desenvolvimento e bem-estar físico e mental:
❗Atraso no Desenvolvimento: a exposição precoce aos ecrãs pode prejudicar o desenvolvimento da linguagem, comunicação e interação social, com risco tanto maior quanto mais precoce e prolongada for a exposição. A exposição excessiva das crianças de língua portuguesa a conteúdos em português do Brasil pode ainda comprometer a aprendizagem da sua língua nativa, com possível impacto na futura
aprendizagem escolar. Mais ainda, as imagens em ecrã não são equivalentes à manipulação de objetos no mundo real, podendo comprometer a coordenação olho-mão e orientação visuo-espacial da criança.
❗Perturbação do Sono: a exposição à atividade e luz dos ecrãs antes de deitar dificulta o adormecer e
prejudica a qualidade do sono, repercutindo-se na atividade, atenção e rendimento escolar durante o dia.
❗Alterações do Comportamento e Psicopatologia: a exposição inadequada aos ecrãs aumenta o risco de ansiedade, depressão, problemas de comportamento e de atenção, comprometendo os mecanismos de autorregulação da criança.
❗Sedentarismo e obesidade: associados à menor atividade e aumento do consumo de alimentos pouco
saudáveis durante a utilização de ecrãs.
❗Redução dos hábitos de leitura e comprometimento do percurso escolar
❗Exposição a conteúdos prejudiciais (violência, conteúdo sexual, estereótipos negativos, cyberbulling,
abuso de substâncias e publicidade direcionada às crianças)
❗Compromisso na confidencialidade e privacidade
Isabel Ayres Pereira
Pediatra