Temos tendência a acreditar que “se estiver muito cansado”, “se gastar muita energia” vai dormir melhor. Será?

Começo este texto por reforçar que a prática desportiva é absolutamente fundamental para o desenvolvimento saudável dos nossos filhos. Seja pela atividade física, seja pelo incentivo ao gosto pelo desporto, seja pelo companheirismo e sentido de grupo. Mas, a verdade, é que os horários em que estas atividades são oferecidas é tudo menos adequado. 

Quando existe prática de atividade física intensa ao final do dia, todos os mecanismos fisiológicos necessários à indução do sono são inibidos – a temperatura não baixa, o metabolismo não abranda e a melatonina não se produz. Vários trabalhos demonstram também um atraso no início do sono profundo. 
Por isso, a prática desportiva ao final da tarde terá sempre impacto na qualidade do sono e pode até aumentar o tempo para adormecer.

⚠️ É importante relembrar que tempo e qualidade são coisas diferentes, isto significa que, podem até não percepcionar alterações no sono das crianças, o que não significa que elas não aconteçam. 


👉🏻 Bem sei que este é um tema delicado porque muitas vezes os pais não têm outras possibilidades, mas também cabe às escolas e às instituições desportivas organizar os horários olhando verdadeiramente para as crianças. 

Andreia Neves

Cardiopneumologista especialista em Sono