O que dizem os nossos especialistas

Desafios na “Subida de Leite”

A mama pode sofrer um ingurgitamento em qualquer fase da amamentação, embora seja maioritariamente associada aos primeiros dias pós-parto e ao fenómeno da “subida de leite”. E é precisamente sobre a “subida de leite” que hoje lhe falo – o termo provavelmente é-lhe familiar e pode também ter ouvido relatos ou experienciado dificuldades em amamentar nesta altura. Mas o que…

Consequências conscientes

Se os castigos podem ter impacto no desenvolvimento emocional das nossas crianças, a que podemos recorrer? Existem alternativas que promovam competências como a autonomia, a autoconsciência e o respeito pelo outro? Sim existem! Um exemplo podem ser as consequências conscientes e é sobre elas que vamos falar. Uma consequência consciente é refletida e preferencialmente partilhada entre o adulto e a…

Afinal quando começo a produzir leite?!

Acredito que esta informação será surpreendente! Ora vamos lá ver… 😉É provável que tenha notado algumas alterações mamárias ao longo da gravidez: a mama ficou com maior volume e/ou mais tensa, a aréola adquiriu uma tonalidade mais escura, uns “pontinhos” presentes na aréola chamadas glândulas de Montgomery tornaram-se mais salientes, eventualmente até notou saída de alguma secreção ou leite pela…

O Desenvolvimento do Membro Inferior da Criança

Quando se fala em perninhas e pés a dúvida instala-se e não é para menos porque o membro inferior sofre muitas alterações nos primeiros anos de vida. Assim, o que poderá ser normal ou aceitável numa fase não o será noutra. Até aos 4 anos é importante que todas as crianças sejam avaliadas por um profissional habilitado para o efeito,…

Febre

O que é febre e o que a provoca? A febre é uma das principais causas de ida ao serviço de urgência, causando muita preocupação aos pais. A temperatura corporal é regulada por um centro regulador da temperatura que poderemos comparar, de uma forma simples, a um termostato. O termostato corporal tenta fazer com que a temperatura se mantenha equilibrada…

Como é que a Fisioterapia e a Osteopatia andam de mãos dadas no tratamento da plagiocefalia?

A plagiocefalia (plagio=obliquo e céfala=cabeça) é uma deformação em obliquidade do crânio. Pode ser congénita ou adquirida. Quando ocorre devido a um fechamento precoce das suturas falamos em craniossinostose e tem indicação cirúrgica. Porque ocorre? Pode ter diferentes causas, como por exemplo: – Posição intrauterina; – Gravidez gemelar; – Parto, em especial partos instrumentalizados; – Apoio prolongado sobre uma zona…

A fórmula mágica da Parentalidade

Qual é a forma certa de fazer? É uma das questões que os pais mais me colocam nas sessões. Como psicóloga, entendo o que está por detrás desta questão. Um desejo profundo de fazer o melhor, de tomar as decisões corretas, de dar os passos certos para ajudar os filhos a crescer saudáveis física e emocionalmente. É esse o principal…