O que dizem os nossos especialistas

Os falhanços do babywearing

“Ever tried. Ever failed. No matter. Try Again. Fail again. Fail better.“ Suspeito que Samuel Beckett dê voltas no caixão de cada vez que esta “citação” circula pelo mundo virtual… De qualquer forma, é a expressão perfeita para o que trago aqui hoje: os falhanços do babywearing e a desmistificação do “milagre” do babywearing. Quando nos movemos pelos grupos de…

O time-out funciona?

Eu diria que o time-out (pedir à criança para se retirar e ir para o quarto, para um canto ou para um banco pensar no que fez de mal) serve mais a necessidade do adulto se acalmar do que ensina algo de verdadeiramente útil à criança. Uma criança que está sob domínio das suas emoções fortes não consegue aceder ao…

Dor abdominal na criança

A dor abdominal é uma das queixas mais frequentes na infância, podendo estar associada a uma grande diversidade de condições clínicas – situações relacionadas com o sistema digestivo ou qualquer outro sistema. Apesar da maioria das vezes não estar associado a nenhuma situação de gravidade, poderá ser necessário a observação médica para avaliação e orientação. De forma a conseguir compreender…

Proteção Solar – Divertir-se ao sol de forma saudável

Chegou o calor!! Brincar ao ar livre e em família é muito importante para a saúde da criança, para o seu desenvolvimento e processo de socialização. No entanto, a proteção solar é fundamental para que estas atividades sejam feitas em segurança.  O Sol é muito importante para o nosso bem-estar e para a produção de vitamina D, porém, pode causar desidratação grave,…

Babywearing e irmãos

Babywearing é todo ele VÍNCULO! Com mãe, pai, avó, avô, outros cuidadores, gato, cão e… irmã(o)! Hoje vimos falar dos irmãos. Sim, há irmãos que carregam, mas nem é tanto por aí  Quando nasce um recém-nascido, no (muito) que ele exige – trata-se de tão pouco na prática: colo, mimo, embalo, alimento, sono, higiene – o objetivo principal da família…

Atividade sexual no pós parto

A atividade sexual é muito importante na vida da mulher e do um casal. No entanto, a chegada de um recém-nascido altera a dinâmica familiar, o foco do casal direciona-se para o bebé e a relação sexual passa para segundo plano.Não existe um “período de espera” definido para que a mulher possa retomar as relações sexuais após o parto. No…

A SAÚDE AOS 2 ANOS

As questões relacionadas com a saúde de uma criança de 2 anos são um contínuo à faixa etária anterior. Um dos problemas mais evidentes nesta idade é a obstipação que tem tendência a agravar ou surgir na altura do desfralde. A presença de dejeções duras, um esforço defecatório acentuado, defecações dolorosas, a noção de que a criança retém as fezes…

Chegamos aos 2 anos!

Há quem designe esta fase por “adolescência dos dois anos” porque as crianças começam a testar os limites dos pais e quando são proibidas de fazer algo ainda ficam com mais vontade de o fazer, pela curiosidade de saber o que acontece depois. Os “nãos” frequentes que as crianças tendem a ouvir refletem a luta pela independência nessa idade. A nossa…