O que dizem os nossos especialistas

A SAÚDE AOS 2 ANOS

As questões relacionadas com a saúde de uma criança de 2 anos são um contínuo à faixa etária anterior. Um dos problemas mais evidentes nesta idade é a obstipação que tem tendência a agravar ou surgir na altura do desfralde. A presença de dejeções duras, um esforço defecatório acentuado, defecações dolorosas, a noção de que a criança retém as fezes…

Chegamos aos 2 anos!

Há quem designe esta fase por “adolescência dos dois anos” porque as crianças começam a testar os limites dos pais e quando são proibidas de fazer algo ainda ficam com mais vontade de o fazer, pela curiosidade de saber o que acontece depois. Os “nãos” frequentes que as crianças tendem a ouvir refletem a luta pela independência nessa idade. A nossa…

‘O meu leite é fraco’

Porque deve repensar esta afirmação? O leite humano é também conhecido como sendo um alimento-vivo por se tratar de um biofluido extremamente complexo que contém milhares de moléculas bioativas, tendo não apenas função nutricional mas também imunológica e antimicrobiana. Como se sabe o leite humano além de adaptado às necessidades da espécie, é produzido especificamente para cada bebé e a…

Chegou a idade das birras!

Com os dois anos chegam as primeiras birras, e é também por volta desta altura que muitos pais se desligam da sua sabedoria interior que os levava a procurar identificar as necessidades da criança e se ligam a todo e qualquer tipo de estratégias de gestão e controlo comportamental. É aqui portanto que começa o perigoso caminho das palmadas, dos…

A osteopatia e o sono

O sono é um tema que preocupa os pais mesmo antes do seu filho nascer. Muito se tem falado sobre o papel da osteopatia no sono, mas afinal, se o meu filho não dorme bem, devo ou não marcar uma consulta de Osteopatia? A minha resposta é sim, porque todos os bebés deveriam ser avaliados por um osteopata. Contudo, em…

BABYWEARING
Babywearing dos 12 aos 18 meses

Sendo esta fase repleta de novas aquisições motoras, de experiências, despertar de novos interesses face ao meio envolvente e de exploração de maiores alcances e limites, onde fica o babywearing? Temos uma criança muito mais ativa e independente, que já anda e cheia de vontade de ir mais longe, será que justifica continuar a usar o porta-bebés? A resposta a…

Fisioterapia
Dos 12 aos 18 Meses

O segundo ano de vida começa e a maioria das crianças inicia a marcha, a corrida, os saltinhos. É o tempo da liberdade, da autonomia. Associado a este aperfeiçoar da mobilidade em pé, do controle motor, cresce a vontade e capacidade de se expressarem progressivamente através da linguagem. Passam da marcha à corrida, à dança, ao girar sobre si próprias.…