Uma pergunta bastante habitual é se vale a pena fazer uma consulta de babywearing durante a gravidez ou esperar o bebé nascer.

Ora bem, cada uma das opções é válida e tem os seus prós e contras.

Por um lado, eu encaro o babywearing como qualquer outro tema na preparação para a parentalidade, pelo que faz todo o sentido obter o máximo de informação ainda durante a gravidez. Por outro lado, existem uma série de questões sobre as quais gostaria que refletissem:

  • Ninguém sai “expert” de uma consulta de babywearing. A consulta serve para conhecer, obter informações, experimentar porta-bebés, ou aprimorar alguma técnica ou tirar dúvidas que possam existir. O babywearing é “um mundo”, e todos nós temos um ponto de partida.
  • O “sucesso” na prática do babywearing depende na sua grande maioria da confiança e à vontade que temos com o babywearing em geral e com o nosso porta-bebés em particular. Quanto mais cedo começarmos a praticar, nem que seja a fazer bellywrapping, mais aumentamos a nossa confiança e destreza na colocação. Ao ser mais “fácil” e espontâneo colocar, mais atenção damos ao bebé e menos ao porta-bebés (esta é sem dúvida uma das grandes dificuldades da maioria das pessoas que começa a usar um porta-bebés).
  • A probabilidade de estarmos fisicamente e mentalmente disponíveis para estar com terceiros ou aprender coisas novas nas primeiras semanas de vida do bebé é praticamente nula, na maioria dos casos.
  • O investimento no porta-bebés pode ser algo a considerar durante a gravidez.
  • É mais fácil começar a praticar com um recém-nascido, e é também este que tem uma maior demanda de colo.
  • Só a prática leva à “perfeição” – em babywearing a perfeição é o que funciona para cada família, com conforto e segurança.
  • As consultoras dispõem de “bebés” de demonstração (bonecos) para a parte prática.
  • Os panos podem ser um ótimo auxílio aina durante a gravidez, nas contrações de treino, para suportar o peso da barriga por alguns momentos ou mesmo durante o trabalho de parto.

Se ainda vão a tempo, investir numa consulta de babywearing na gravidez aumenta em muito a probabilidade de carregarem o vosso bebé logo nos primeiros dias ou semanas.

Susana Silva

Consultora de Babywearing