Acabamos de entrar no verão e muitos passeios nos esperam. Se por um lado aguardávamos ansiosamente o bom tempo para andar mais ao ar livre, por outro, chegado o calor, logo imensas dúvidas nos assolam. Será seguro carregar no calor? O bebé não vai sobreaquecer? Quais os porta-bebés mais frescos? Como faço para proteger o meu bebé do sol ao colo?

Carregar os bebés ao colo tem feito parte da evolução do ser humano em qualquer parte do planeta, por isso, regra geral, não há contraindicação em carregar no verão.

Em primeiro lugar, que prevaleça o bom senso e que tenhamos os mesmos cuidados com os bebés no verão, com ou sem porta-bebés, como por exemplo evitar as horas de maior calor, utilizar um protetor solar adequado à idade, utilizar roupa fresca e respirável que cubra a pele do bebé, recorrer a chapéus de abas largas. Acima de tudo, hidratar, hidratar, hidratar. E jamais esquecer de hidratar!

Em relação aos porta-bebés, a má notícia é que nenhum vem com ar condicionado incorporado. Quando faz muito calor, nada nos vai impedir de transpirar e sentir calor… de resto vamos sentir calor com ou sem o bebé no colo. Os porta-bebés podem é ajudar a melhorar o nosso conforto perante o calor.

Costumo dar este exemplo nas consultas: imaginem o bebé no ovo e no colo, onde lhes parece que o bebé vai sentir mais calor?

Pequenas dicas que podem ajudar a lidar com o calor:

  • Privilegiar tecidos de fibras naturais e respiráveis ou com conhecidas qualidades de termorregulação. Desde o comum algodão que não falha, passando pelo bambu, o cânhamo, o linho, o rami, a seda, até às mais “excêntricas” como a fibra de banana, por exemplo. A lã merino tem propriedades termorreguladoras, e se algumas pessoas não apreciam o toque “quente”, outras simplesmente adoram a sensação de conforto que a lã proporciona. Relembrar que alguns tecidos, além de absorver a humidade, oferecem ainda proteção UV natural.
  • Escolher tecidos de gramagem baixa a média, sempre que possível, apesar de haver algumas tramas mais densas mais “arejadas”, desde que confortável perante o peso do bebé.
  • Porta-bebés mais leves e simples de usar, com menos camadas e passagens pelo corpo, como um pano tecido curto ou sling de argolas.
  • Tentar portes à anca e altos às costas.
  • Para a água, existem tecidos “mesh” mais resistentes à salitra e cloro e que secam mais rapidamente.
  • Recorrer a um pequeno spray com água ou água termal para nos irmos refrescando.
  • Vestir roupas de fibras naturais e evitar os sintéticos que têm tendência a reter mais o calor.
  • Se formos dar um passeio mais prolongado, levar pelo menos duas peças de roupa para trocarmos – a roupa “encharcar” é muito comum, principalmente com o algodão. Outras fibras absorvem melhor a humidade, como o linho, a seda, ou até a lã merino.
  • Proteger o bebé de escaldões, seja com protetor solar adequado, roupa a tapar o corpo ou uma musselina para as partes mais expostas – existem musselinas de bambu, mais leves e suaves, chapéu de abas largas que tape pescoço e orelhas – alguns com proteção UV.
  • Utilizar uma musselina húmida para nos irmos refrescando ou uma seca entre o nosso corpo e o do bebé para ir absorvendo o suor.
  • Comprar um “guarda-sol” com proteção UV.

Boas férias e um verão recheado de boas memórias ao colinho!

Susana Silva
Consultora de Babywearing