Quando o bebé nasce prematuro, é muito comum ouvir-se falar em idade corrigida e idade cronológica. Mas afinal o que significam? Vamos perceber! 🔎

☝🏼 Idade cronológica é o tempo desde o nascimento, a idade “normal” a que estamos habituados.

✌🏼 Idade corrigida é a idade que teriam se tivessem nascido às 40 semanas. É a idade cronológica menos o nº de semanas que faltavam até às 40, com que nasceu.

Ex: Um bebé que nasceu às 32 semanas de gestação – nasceu com menos 8 semanas do que as 40 semanas. Quando esse bebé tiver 6 meses de vida (idade cronológica) terá 4 meses de idade corrigida. A idade corrigida desse bebé será sempre 8 semanas a menos do que a idade cronológica.

👉🏻 Para que se usa a idade corrigida?
O crescimento (peso, altura e perímetro cefálico) e desenvolvimento psicomotor serão avaliados pelo pediatra em cada consulta. Por ter nascido mais cedo, é muito provável que o bebé prematuro não atinja ao mesmo tempo os parâmetros associados aos bebés de termo. Por isso, nessas avaliações é usada a idade corrigida de forma a ajustar as expectativas, sem subestimar o bebé prematuro ao confrontá-lo com os padrões de referência.

👉🏻 Até quando se deve usar a idade corrigida?
É recomendada a correção até aos 3 anos. No caso do peso até aos 24 meses; estatura até aos 40 meses e perímetro cefálico até aos 18 meses.

👉🏻 E quando for introduzir os alimentos, devo usar que idade?
Para introduzir os alimentos a idade cronológica ou corrigida não é o fator primordial. O mais importante é a presença de sinais de prontidão para a diversificação alimentar e a avaliação do seu desenvolvimento psicomotor global, nomeadamente a capacidade de estar sentado com apoio. Não há uma regra estabelecida, apesar de o mais frequente ser por volta dos 3-4 meses de idade corrigida.

👉🏻 Para fazer as vacinas uso também a idade corrigida?
Não! Para as vacinas usamos a idade cronológica (exceto para as vacinas BCG e VHB).

Joana Santos
Médica Pediatra