Na sequência da minha última publicação sobre os Brinquedos e Brincadeiras dos 0 aos 12 meses, avanço para as brincadeiras e desafios a propor a uma criança com marcha adquirida. Aprender a andar é um grande marco, mas não é o fim das aprendizagens motoras básicas. Agora é necessário aperfeiçoar a marcha, aprender a andar em pisos irregulares, subir e descer escadas, saltar a pés juntos e depois só com um pé, manter o equilíbrio num só pé (em situações de dificuldade crescente) e entrar em relação com um objeto enquanto anda.

Os desafios motores podem ser apresentados sobre a forma de atividades físicas formais, ou na informalidade de um programa familiar. Dentro das atividades motoras formais elejo a natação e o babyoga para esta fase. Como vos falo no manifesto pela promoção da atividade física nas crianças em confinamento que podem consultar aqui no nosso site, os últimos 2 anos interferiram de forma relevante no nível de exposição das crianças à experiência e a desafios motores significativos. Assim, a minha proposta é que se dê início (se ainda não o fizeram) ao regresso aos parques. Neste inverno marcado por um sol atípico, vou eleger como ambiente privilegiado de aprendizagem motora nas crianças com marcha adquirida, o ambiente exterior.

Deixo-vos alguns desafios motores para os toddlers e também para os mais crescidos:
– trepar ou escalar
– brincadeiras com bolas (chutar, apanhar, lançar)
– posição de cócoras com os calcanhares apoiados
– marcha de urso
– carrinho de mão
– rastejar e gatinhar
– iniciar as brincadeiras com triciclos, bicicletas e trotinetes

Se identificar dificuldades importantes da execução dos desafios pode agendar uma consulta de avaliação.

Sugiro também a leitura das publicações sobre o desenvolvimento 12-18 e 18-24 que podem encontrar em formato integral aqui no site também.

Ana Fernandes
Osteopata e fisioterapeuta pediátrica