Brinquedos e Brincadeiras 0-12 Meses

Movimento é vida, é saúde. É através do movimento, da brincadeira, que os nossos bebés e crianças crescem saudáveis e felizes. Hoje queria deixar-vos algumas sugestões de brinquedos e brincadeiras por etapas.

0-3M Nesta fase é fundamental que os bebés sejam tocados, abraçados e que sintam apoio/carga em várias posições. Uma vez que dormem de barriga para cima, acordados ou em sono vigiado, devemos explorar outras posições. A brincadeira de eleição nesta fase é o tummy-time. Não, não vamos deixar o bebé de barriga para baixo a chorar, vamos com criatividade explorar soluções criativas para lhe mostrar como é agradável estar nesta posição. O peito dos pais é o primeiro “espaço” de exploração desta posição.
Brinquedos. Nós (a face humana é quase tudo o que precisam), a luz e o som. Podem utilizar um livrinho de alto contraste para estimular a visão ou mostrar-lhe um pau da chuva.

3-6M É um tempo para continuar a descobrir a posição de barriga para baixo. Os objetos já lhes despertam curiosidade e a manualidade começa a fazer parte das suas experiências. Tudo vai parar à boca! Iniciam as suas tentativas de rolar e no final da etapa os pés são a grande descoberta.
Brinquedos. Leves, fáceis de agarrar, que produzam algum tipo de som quando manuseados.

6-9M Pivotear, rastejar, rolar… nada os pára! Quando deitados no chão, num tapete, já encontram forma de alcançar os objetos e isso é tão divertido.
Brinquedos. Adquiriram uma manualidade que já lhes permite explorar todo o tipo de brinquedos. Os objetos do dia a dia, aqueles que fazem parte da vida dos meus pais tendem a despertar uma curiosidade adicional. Os brinquedos que promovem a deslocação como os carrinhos, as bolas, os cilindros são especialmente interessantes.

9-12M Nesta etapa a maioria dos bebés começará a gatinhar e a querer colocar-se em pé. Colocar os brinquedos a alguns metros de distância ou em cima de superfícies a que se possam apoiar para se colocar em pé vai estimular a sua vontade de gatinhar e passar para a posição de pé. Quando estiverem quase quase a adquirir a marcha ofereçam pontos com um ou dois metros de distância entre eles para que se aventurem a fazer travessias.
A Natação para bebés/AMA (adaptação ao meio aquático) é uma atividade muito interessante não só porque é um momento de relação e brincadeira entre pai/mãe e filho, mas também porque promove a brincadeira num meio diferente e desafiante, a água.
Brinquedos. A pinça fina estará adquirida no final desta fase pelo que começam a interessar-se por jogos que exigem mais coordenação.


No próximo post vou deixar propostas para as fases seguintes. Não percam 😊

Ana Fernandes

Osteopata pediátrica