Os alimentos devem ser oferecidos com texturas e cortes seguros adequados à idade e ao desenvolvimento do bebé. A escolha pelo método tradicional (começar pelas sopas/papas), Baby-Led Weaning ou misto é uma escolha da família – não há um método ideal, há sim um método ideal para cada família.

❓O que é mais importante?❓

A textura! A textura tem de estar macia o suficiente para que o bebé consiga mastigar e engolir com facilidade – podem esmagar o alimento com a ponta dos dedos para verificar se está suficiente macio ou fazer o teste de esmagar o alimento contra o céu da boca (cuidador na sua própria boca).

Já o tipo de corte dependerá das capacidades motoras do bebé. Um bebé com 6 meses, por exemplo, faz sentido cortar os alimentos com o comprimento de um dedo e a largura de entre um a dois dedos, para que o bebé consiga facilmente agarrar com a palma da mão. Por outro lado, um bebé com 9 meses, por volta desta idade, irá começar a desenvolver o movimento de pinça fina sendo já capaz de pegar nos alimentos cortados aos bocadinhos (super importante estimular este processo de motricidade fina).

Ana Rita Sousa
Nutricionista na área da Pediatria

Sugestão de Leitura: “Vamos explorar?”
Siga-nos também no Instagram e no Facebook. 😉