Uma das perguntas mais frequentes é sobre como estimular a produção de leite, por isso, ficam aqui notas importantes para percebermos a fisiologia da lactação:


INÍCIO DA PRODUÇÃO: o início da produção dá-se ainda na gravidez, por isso, assim que nasce o bebé tem colostro disponível!

AUMENTAR PRODUÇÃO: 2 a 5 dias pós-parto dá-se a “subida do leite”. Aqui, sobretudo por ação hormonal (saída da placenta), a produção aumenta bruscamente, sendo muitas vezes superior àquilo que o bebé precisa.

ESTABELECER/AJUSTAR PRODUÇÃO: Entre ação das hormonas e saída do leite da mama (idealmente feita pelo bebé), a produção vai-se ajustar às necessidades. Progressivamente as mamas vão ganhando autonomia na produção.

Dizemos que a mama produz mediante o leite que sai da mesma, ou seja, ajusta-se.

Este ajuste é progressivo: se o bebé mama menos 1 dia, não terá grande impacto; se deixa de mamar de noite por 2 semanas a mama “recebe” informação de que não precisa de produzir tanto. A mama que nos 1os dias fica mais cheia, vai deixar de ficar e o bebé continua a ter o leite que precisa.
Este processo acontece até ao desmame total.

TÉRMINO DA PRODUÇÃO: Acontece semanas APÓS o desmame total (por este motivo é que é possível relactar depois de um período sem amamentar). Os lactócitos (células que produzem leite) são substituídos por gordura na mama de forma progressiva.

Numa gravidez seguinte todo o processo volta a acontecer.

Portanto: estimular a produção, entendida como manter ou aumentar a produção do momento, é o processo naturalmente conduzido pelo bebé. Salvo exceções, não precisamos de interferir neste processo.

Podemos extrair leite com este propósito em situações específicas: no bebé que está internado e não consegue mamar, no bebé que necessita de leite além do que consegue remover da mama (por prematuridade, doença, …), no bebé que está na creche e a mãe deixa leite materno para refeições em que não está com ele, na mãe com alguma alteração da produção, etc.

Rosa Santos
Enfermeira e Consultora Internacional de Lactação Certificada

Sugestão de Leitura: “Amamentar é um percurso.”
Siga-nos também no Instagram e no Facebook. 😉