Todos já tivemos noites atípicas, certo? “insónias ocasionais”, acordar com sensações estranhas, ter um sonho que nos abalou de forma diferente. Identifica-se? 🙋🏻‍♀️

Estes tipos de coisas também podem acontecer com as crianças. É frequente os pais relatarem em consulta que “uma vez…” ou “de vez em quando…” para se referirem a episódios como:

✅ Acordar e não voltar a adormecer até de manhã;
✅ Acordar aos gritos com dificuldade em acalmar;
✅ Acordar muitas mais vezes do que o padrão normal da criança;
✅ Ter muita dificuldade em adormecer;
✅ Ter medo e não querer estar sozinho;
✅ Ter movimentos estranhos durante a noite,

O sono é influenciado por múltiplos fatores e está em constante mudança, especialmente na infância, por isso, este tipo de episódios podem acontecer ocasionalmente.

Qualquer comportamento ocasional ou pouco frequente não precisa ser valorizado nem é necessário que seja alvo de avaliação.

Também é comum que os pais tentem encontrar uma causa-efeito, tentando encontrar explicações para o episódio. O mais provável é que não encontrem nenhuma porque pode não haver um fator desencadeante percetível.

Resumindo, a publicação de hoje serve apenas para vos dizer que comportamentos ocasionais ou muito pouco frequentes não precisam ser valorizados. Eles são comuns e não há necessidade de qualquer intervenção.

⚠️ Se este tipo de comportamentos/episódios são frequentes (acontecem mais do que 2X/mês) então é importante uma avaliação.

Andreia Neves
Cardiopneumologista especialista em Sono