No caminho da parentalidade já sabemos que não existem fórmulas mágicas ou formas perfeitas de educar as crianças. No entanto, a aplicação prática e consciente de alguns conceitos é fundamental para guiar as crianças rumo a um desenvolvimento saudável. Consistência é um deles.

Quase todos os pais e mães já ouviram dizer que é fundamental ser consistente com as crianças. Mas o que significa isso, na prática? Ser consistente implica utilizar, por exemplo, uma estratégia de forma clara e estável no tempo. E isso transmite previsibilidade às crianças e ajuda-as a organizarem-se e perceber com o que podem contar.

⚠️ Quando um pai ou mãe responde de uma forma estável, recorrente, organizada e clara à criança, ela acaba por aprender e interiorizar essa informação.

Vamos a um exemplo?

Imaginem que a vossa criança responde de forma agressiva quando está frustrada ou zangada, e vos tenta bater. Se esse comportamento não é aceitável para vocês, vão querer ajudar a criança a aprender isso. Como? Podem, por exemplo, segurar nas mãos dela (com gentileza e sem agressividade), enquanto dizem “eu percebo que estás zangado/frustrado e não podes bater em ninguém. Não é seguro nem saudável.”. Quando sentirem que a criança está menos agressiva, devem soltá-la. E se ela voltar a tentar bater, vocês replicam o processo anteriormente utilizado. Quantas vezes? Aqui entra a chave de consistência: em toda e qualquer situação em que a criança se tente agredir a ela mesma ou a vocês.

Inimigos da consistência? Pensamentos como “mas eu já lhe disse isso” ou “ela/ele já sabe”.
Não importa quantas vezes foi dito! Se a criança continua a fazer, ainda não interiorizou verdadeiramente. É a aplicação recorrente da mesma ação da vossa parte que vai ajudar a criança a aprender. Com tempo, de forma rotineira, previsível e organizada.

Para além da consistência, um outro conceito essencial na parentalidade é a congruência. E sobre esse falamos outro dia. 😉

Inês Oliveira
Psicóloga Clínica e Facilitadora de Parentalidade Consciente

Sugestão de Leitura: “Aceitação Emocional”
Siga-nos também no Instagram e no Facebook. 😉