O método canguru pode ser-lhe desconhecido mas é possível que já tenham sugerido fazer contacto pele-com-pele ou sugerido dar colo com recurso a babywearing. E é tão importante que voltamos a falar no tema!

Antes um pouco de história:

Na década de 70, na Colômbia, no Instituto Materno Infantil de Bogotá, foi proposto o Método Canguru durante o internamento para fazer face ao elevado número de bebés prematuros/baixo peso que necessitavam de cuidados e equipamentos. Os resultados em termos de saúde e sobrevivência foram extraordinários naqueles bebés em que se usou o método. Desde então, aquilo que é uma prática extremamente simples de implementar tem sido amplamente validada pela ciência.

O Método Canguru:

Tipicamente, o bebé está totalmente despido (apenas com fralda) e é colocado sobre o tronco nú da mãe (ou pai), ficando numa posição mais elevada e sendo segurado firmemente… tal e qual a mãe canguru mantém o seu filhote na bolsa marsupial.

Já sabemos que é imensamente bom tocar, a sentir e a cheirar o nosso bebé, acariciar-lhe a pele enquanto ele repousa relaxadamente no nosso corpo. E se isto não basta, a ciência comprova o quão positivo isto pode ser!

O contacto pele-com-pele promove a regulação cardíaca (ritmo cardíaco), respiratória e de temperatura corporal e ajuda a preservar energia. Estudos também demonstram que o bebé apresenta aumento mais rápido de peso, mama com maior frequência e chora menos. Inclusive, estudos constatam um aumento de produção de leite aquando desta prática.

Podemos dizer que o bebé está no seu habitat quando está em contacto pele-com-pele da mãe (e o pai pode também ser incentivado a fazê-lo), onde os seus instintos e reflexos mais primitivos facilitam o encontro com a maminha, onde a mãe pode “ler”, responder e conhecer melhor o seu bebé neste contacto estreito.

EM SEGURANÇA, recostados no sofá (se necessário com manta a cobrir as costas do seu bebé) ou em modo babywearing… não importa a forma precisa mas… vamos fazer pele-com-pele mais vezes?

Rosa Santos
Enfermeira especialista em Amamentação