A preocupação dos pais com a evolução do peso do seu bebé é uma situação frequente.

Antes de mais importa reflectir sobre o papel da evolução do peso no desenvolvimento infantil – ora, o acompanhamento do peso do bebé é um parâmetro importante a avaliar e deve ser feito não isoladamente mas juntamente com outros parâmetros do desenvolvimento infantil. Ou seja, não importa apenas a média de gr/dia que o bebé aumenta mas também ter em conta idade, avaliar quantidade, características e frequência com que urina e tem dejecções, desenvolvimento motor e neurológico, etc.

Por outro lado, apesar de não ser factor único a avaliar, a evolução do peso é efectivamente importante e pode ser importante para detectar situações que requerem maior atenção, alguma orientação ou mesmo intervenção. Não basta saber que o bebé aumentou de peso para aferir que o bebé está bem.

Os gráficos de percentis (que podem ser consultados no Boletim de Saúde Infantil) apresentam-se como uma óptima ferramenta que permite aos profissionais explicar e demonstrar com ajuda gráfica aos pais que a evolução estato-ponderal do seu filho é adequada mas, por outro lado, pode permitir inferir ou sinalizar situações que requerem avaliação mais cuidada ou alguma estratégia de intervenção.

Rosa Santos
Enfermeira Especialista em Amamentação