Já experimentaram brincar, conversar, cantar com o vosso bebé de lado (posição de decúbito lateral)?

É uma posição que utilizo nas minhas consultas de fisioterapia por ser uma experiência nova de movimento e de percepção corporal, passando as estratégias corretas e adequadas a cada bebé para a fazerem em casa.

Posto isto, venho falar um bocadinho, de forma geral, como é que podem brincar com o vosso bebé na posição de decúbito lateral.

👉🏻 Como podem fazer?
✅ Mostramos um brinquedo que o bebé goste, dentro do seu campo visual, e tentamos que siga com o olhar e cabeça para um dos lados;
✅ Caso o bebé ainda não role, podemos ajudar a atingir a posição colocando a nossa mão na anca e facilitar o movimento;
✅ Colocamos uma toalha enrolada ou a nossa perna na zona da cabeça e costas para que esta informação lhe dê algum limite e segurança;
✅ Dar espaço para o bebé alcançar/brincar com o brinquedo;
✅ Ir alternando para os dois lados.

👉🏻 Porque é importante?
Estamos a oferecer ao nosso bebé outra experiência de posição para ele explorar o meio e o corpo dele. O facto de ele estar sobre um dos lados permite sentir, através da carga (corpo – chão) de uma outra forma esse mesmo lado, fazendo com que a força da gravidade também facilite o levar as mãos à boca ou alcançar um brinquedo. Ao tentar alcançar o brinquedo o bebé terá percepção de como regular os músculos do tronco e braço e, possivelmente, se mover para uma posição de barriga para baixo.

👉🏻 Recomendo a bebés que:
✅ Tenham torcicolo;
✅ Preferência a rodar a cabeça para um dos lados;
✅ Preferência a rolar para um só lado;
✅ Alterações da estrutura do crânio (por exemplo, plagiocefalia).

Vamos experimentar? Se surgir alguma dúvida ou dificuldade, contacte-nos! Estamos disponíveis para vos ajudar!

Joana Fernandes
Fisioterapeuta pediátrica