Meio ano. É uma marca importante e digna de festa. Entre os 6 e os 9 meses o bebé continua a aventura do controle motor a uma velocidade galopante. Uma parte considerável dos reflexos primitivos estará integrada pelos 6 meses, dando lugar a um controle mais voluntário dos movimentos. O rolar, o sentar, o rastejar e o início do gatinhar marcam este período. Tendo sido uma habilidade que veio a treinar nos meses anteriores, por volta dos 6 meses o bebé adquiriu a capacidade de rolar, isto é, passar sozinho da posição de barriga para cima para a de barriga para baixo e vice-versa. Esta é a primeira forma de se deslocar e a autonomia começa a ganhar forma. Rolando sobre si pode deslocar-se e até alcançar objetos que estão a alguma distância. Alguns bebés, devido à sua personalidade, podem não ter tanta vontade de exercitar as suas “funções de croquete”, embora consigam fazê-lo quando se provoca esta reação.

Quando se coloca o bebé de barriga para cima ele eleva a cabeça e aos poucos começa a querer sentar-se partindo desta posição. Mudar a fralda torna-se um desafio porque o bebé rola ou tenta sentar-se durante o processo. Em posição de barriga para baixo o bebé suporta o seu peso com as mãos, podendo libertar uma delas para interagir com o objeto. Vai treinando o equilíbrio nesta posição e no final desta etapa começará a colocar-se na posição de gatas, balançando para trás e para a frente até que inicia o gatinhar. Neste período muitos bebés aprendem a deslocar-se rastejando (movimento de deslocação sem elevação da barriga do chão).

Pelos 6 meses a posição de sentado pode ainda implicar uma grande inclinação à frente, mas aos poucos essa inclinação vai diminuindo e o bebé vai adquirindo reações de extensão protetiva para os lados. Fica assim mais seguro nesta posição, conseguindo brincar e transferir objetos de uma mão para a outra. Adquire ainda a capacidade de segurar um objeto em cada mão. Agarra inicialmente os objetos com toda a mão e no final desta etapa já tenderá a conseguir fazer uma pinça fina, isto é, segura pequenos objetos entre o indicador e o polegar. Os 6 meses são por excelência o período de início da diversificação alimentar porque adquirindo um bom controle da postura sentada pode manusear a comida, levá-la à boca e otimizar a deglutição.

Inicia a aprendizagem de gestos pela imitação e pelos 8/9 meses começa a estranhar pessoas que não conhece. Este é um desafio acrescido neste tempo de pandemia em que o círculo de relações do bebé está mais limitado.

Relativamente ao desenvolvimento visual, gira a cabeça procurando o som ou a voz do cuidador e a acuidade visual já é bastante boa. Diferencia os movimentos dos olhos do movimento da cabeça e o estrabismo fisiológico desaparece.

A reter que o desenvolvimento motor depende da maturidade do sistema nervoso central, mas não só. A quantidade e qualidade dos estímulos e as relações são fundamentais no processo. Se ainda não tem um tapete grande para que o seu bebé inicie esta exploração no chão, este é o momento. Sugiro que se promova um movimento tendencialmente livre, proporcionando um contexto rico, respeitando o tempo e personalidade única de cada bebé. Aproveitem!

Osteopata e Fisioterapeuta Ana Luísa Fernandes