
Há diversas formas de desmame (Veja o artigo sugerido no fundo da página), consoante acontecimentos, perspectivas, necessidades ou motivações dos seus intervenientes.
No desmame gentil, orientado pelo adulto, o processo ocorre por intervenção do adulto. Este conduz o desmame tendo sempre em conta e respondendo às necessidades, emoções, comportamentos do bebé/criança de forma verdadeira e respeitosa. Costumo dizer que é um processo dinâmico, flexível, pensado num plano consistente e o mais gentil possível para o bebé.
Seguem-se alguns dos pontos que trabalho e reflito com os adultos em consulta:
👉🏻 Quais as motivações para o desmame? É importante explorar os motivos para que não sejam defraudadas expectativas pois nem sempre o desmame vai responder ao pretendido (p.ex. a relação do bebé com a comida, sono do bebé, cansaço materno nem sempre se alteram com o desmame)
👉🏻 Qual o padrão de amamentação atual e o pretendido? Pode fazer-se apenas extinção/diminuição do número de mamadas, desmame noturno ou desmame total. Algumas mães pretendem desmame total e acabam por se sentir satisfeitas com um parcial; outras pretendem apenas reduzir as solicitações de mama (ver artigo aqui).
👉🏻 Qual a relação do bebé/criança com a mama? Em que medida está preparada/posicionada em relação ao objectivo do adulto? Em que condições pede mama (se entediado, inseguro, etc.)? Quais as mamadas que parecem ser mais significativas/importantes para o bebé?
👉🏻 Que recursos existem na rede de apoio e suas atitudes face à amamentação/desmame? Que materiais/atividades podem facilitar a compreensão e aceitação do processo pelo bebé?
👉🏻 Ajustar expectativas quanto à duração do processo, comportamentos esperados do bebé, sentimentos do adulto, capacidade que o bebé tem de compreender o que se está a passar
Quando a família opta por um desmame conduzido, um plano verdadeiro, flexível e ajustado à sua realidade única pode ajudar a um encerramento do percurso de amamentação mais sereno e satisfatório para todos. Concordam?
Rosa Santos
Consultora Internacional de Lactação Certificada
Sugestão de Leitura: “Desmame”
Siga-nos também no Instagram e no Facebook. 😉