
Todos os mamíferos desmamam e com os nossos bebés não poderia ser diferente. O desmame pode ser:
➡️ NATURAL – sem intervenção do adulto, num processo gerido pela criança (antropologistas concluem que acontece entre os 2-7 anos); não é linear (pode intercalar fases de pouca com fases de maior demanda, até deixar desmame completo)
➡️ GENTIL – parcial (ex: desmame noturno) ou total. Existe um condicionamento de quando/como o bebé mama, de forma gradual e respeitosa. Além das necessidades nutricionais, garante-se outras necessidades por meio da relação que se deixa de fazer cada vez menos através da mama.
Em consulta parte-se do padrão de amamentação e dinâmica familiar, definindo-se estratégias em consonância com o desenvolvimento cognitivo e psicomotor do bebé/criança (ex: a capacidade de comunicar e entender é diferente aos 15 ou ao 30 meses)
➡️ ABRUPTO – interrupção repentina da amamentação. Inevitável (situações muito específicas),ou, noutros casos coloca-se algo com mau sabor na mama ou um penso rápido p.ex. e não acontece uma relação verdadeira com o bebé, podendo ser angustiante para ambos.
Causa maior atrofia da glândula mamária do que no desmame gradual.
➡️ PRECOCE: <12 meses, normalmente associado a episódio de doença, uso de chupeta/tetina ou outro condicionante.
⚠️ Nota importante: pode acontecer é que a mãe pretenda uma diminuição da frequência com que o bebé mama. Aqui existem estratégias para que se consiga equilibrar as necessidades do bebé e as da mãe sem desmame total. É suposto que a amamentação seja prazerosa para ambos e ambos importam na relação!
Não é indicação para desmame:
👉🏼 Necessidade de tomar a maioria dos medicamentos (confirmar compatibilidade em www.e-lactancia.org)
👉🏼 A maioria das infecções na mãe (resfriado, gastroenterite; p.ex. a mastite pode até ser melhor gerida com bebé a mamar)
👉🏼 Préconceção/gravidez – deve ser discutida a situação concreta daquela mulher, os riscos e benefícios das opções, tendo por base argumentos cientificamente validados
Rosa Santos
Consultora Internacional de Lactação Certificada
Sugestão de Leitura: “Amamentar é um percurso.”
Siga-nos também no Instagram e no Facebook. 😉