Esta é uma dúvida que surge frequentemente em consulta: “Devemos usar luz de presença?” A resposta é “não, as luzes de presença devem ser evitadas”.
Porquê? 🤔
Os estudos mostram que a exposição à luz leva a uma supressão da melatonina, a hormona que induz o sono, inibindo a sonolência noturna e, nesse sentido, interferindo com a qualidade do sono dos bebés. E isto parece ser ainda mais prevalente no caso dos bebés e crianças. Os estudos mostram que o impacto da exposição à luz na produção da melatonina é superior nas crianças do que nos adultos.
Dentro das luzes que mais interferem com a produção da melatonina encontram-se as luzes de elevada temperatura, como as luzes LED ou azuis. No seu oposto, as luzes de baixa temperatura, como a luz vermelha, são aquelas que menos interferem no sono do bebé.
Contudo, de forma a aumentar a qualidade do sono do bebé devemos privilegiar o escuro e a ausência de luz.
📚 Para mais informações:
Lee, S. I., Matsumori, K., Nishimura, K., Nishimura, Y., Ikeda, Y., Eto, T., & Higuchi, S. (2018). Melatonin suppression and sleepiness in children exposed to blue-enriched white LED lighting at night. Physiological Reports,6, e13942. doi: 10.14814/phy2.13942. PMID: 30556352; PMCID: PMC6295443.
Cláudia Castro Dias
Psicóloga especialista em Sono
Sugestão de Leitura: “Dicas para uma boa rotina de sono”
Siga-nos também no Instagram e no Facebook 😉