Esteve sempre com o seu bebé mas, e agora…? Pode parecer muito turbulenta a ideia de manter e gerir a amamentação quando a mãe regressa ao trabalho, quando o bebé está na creche, se há uma ausência de alguns dias seja qual for o motivo… Muitas questões se colocam: preciso de fazer stock de leite? E o bebé aceitará esse leite? Que quantidade bebe? Como vou conseguir fazer stock no dia-a-dia? E eu, terei novamente ingurgitamento como nos primeiros dias de amamentação?

…?

Sim, pode ser um desafio, por isso é importante definir as questões principais para gerir tudo isto, “encaixar” tudo na nova rotina e dinâmica familiar e de trabalho de forma simplificada e organizada, saber a resposta a questões práticas (onde guardo o leite que extraio no trabalho? Como descongelar o leite? O que faço se ficar com muito desconforto na mama?…).

Este ano na Semana Mundial do Aleitamento Materno falamos da mulher trabalhadora que amamenta. É uma semana para homenagear todas elas, independentemente da sua realidade!

Rosa Santos
Enfermeira e Consultora Internacional de Lactação Certificada

Sugestão de Leitura: “Eu te declaro…” – O que preciso de saber sobre a Licença de Amamentação?”
Siga-nos também no Instagram e no Facebook. 😉