
Na próxima segunda-feira, muitas crianças vão iniciar a sua vida escolar, refiro-me a crianças com 6 anos que vão entrar agora para a escola primária.
Geralmente, com esta nova etapa, surge a necessidade de reajustar horários, nomeadamente, acordar mais cedo de manhã para iniciar as aulas.
Nesta idade, a maior parte das crianças (mais de 90%, segundo os dados disponíveis) já abandonaram a sesta. No entanto, quando as crianças abandonam a sesta, temos tendência a achar que precisam de menos horas de sono. Será mesmo?
Uma criança de 6 anos, mesmo sem sesta, deverá ter, no mínimo, 11 horas de cama. Isto significa que, se pensarmos que a criança precisará acordar pelas 7h30, para não estar em privação de sono constante, deverá estar na cama pelas 20h30. Importante ainda dizer que algumas crianças com 6 anos podem ainda ter necessidade de 12 horas de sono e é fundamental que os pais sejam capazes de fazer essa avaliação.
Por isso, a ideia de que a criança pode manter os horários que fazia quando dormia a sesta pode colocá-la facilmente em privação crónica de sono.
Claro que isto exige uma reorganização das famílias que nem sempre é fácil e, por vezes, precisamos de fazer adaptações individuais. É importante lembrar que isto é informação geral e que todos fazemos o melhor que podemos pelos nossos filhos.
Andreia Neves
Cardiopneumologista especialista em Sono