Quando os bebés nascem muitos pais perguntam-se como podem estimular os seus filhos. E se vos disser que tantas vezes o que eles mais precisam é de ser menos estimulados?

Nos primeiros 3 meses de vida o bebé precisa essencialmente de comer, de dormir, de se sentir seguro e respeitado no seu tempo. Sente-se seguro sentindo o cheiro, o calor, os sons dos seus pais. Recordemos que a sua casa durante 9 meses é um local escuro, muito quentinho, onde a alimentação nunca falta e os sons são muito específicos, propagam-se num ambiente líquido. Deverá ser muito parecido ao som de quando mergulhamos no mar, numa piscina.

Quando chega cá fora tudo muda, pouco do que conhecia persiste. Assim, este bebé precisa de alguma paz nesta chegada.

Pensemos no final do dia, a conhecida hora das bruxas. O recém-nascido está sobrestimulado e explica isso da sua forma. O que acontece à sua volta é registado sob a forma de informação sensorial, e por vezes o seu imaturo sistema nervoso não tem capacidade para processar mais informação. Por vezes temos de desligar luzes, diminuir os sons, diminuir o fluxo de informação.

⚠️ Muitas vezes menos é mais. Sim, claro que vamos comunicar com ele, fazer tummy-time, mostrar livrinhos de alto contraste (imagens a preto, branco e vermelho) e dar banhinho, mas os momentos de interação terão de ser curtos, no tempo dele, respeitando a sua tolerância.

Ana Fernandes
Fisioterapeuta e Osteopata pediátrica