Certamente já se deparou com uma lista mais ou menos extensa de alimentos proibidos na amamentação – desde as leguminosas como o feijão, passando por legumes verdes e indo até ao marisco, leite ou mesmo algumas frutas. Há a ideia generalizada que aquilo que a mãe come/bebe tem impacto na qualidade do leite e no bem-estar do bebé… mas será mesmo?!
A melhor recomendação que pode existir face à alimentação materna é esta: a mulher deve ter uma dieta variada e saudável e ingerir líquidos (preferencialmente água), de acordo com a sua sede.
Além do anterior, há que ter em conta que a produção de leite exige um gasto calórico acrescido – as gorduras armazenadas durante a gravidez (nas coxas, flancos…) vão sendo gastas no cumprimento desta função mas também deve existir um aumento de ingestão calórica no período de amamentação.
Aliás, é bastante comum que a mulher sinta mais sede ou fome (por vezes no preciso momento em que está a amamentar), por isso, ter uma garrafa de água e snacks saudáveis (pex, frutos secos e fruta) ao lado do sofá ou na mesinha de cabeceira pode ser precioso nestes momentos e, por outro lado, são boas aliadas as refeições saudáveis e rápidas de fazer (como pex, uma sopa)! Além disso, evitar alimentos de baixo valor nutricional como bebidas açucaradas ou alimentos processados (bolachas, doçarias, snacks fritos) pode ser importante para que o peso da mulher se mantenha adequado.
E se a minha dieta for inadequada, compromete a qualidade do leite?
Os estudos demonstram que apenas mulheres gravemente subnutridas podem apresentar menores quantidades de vitaminas, lactose ou gorduras no leite.
E o bebé?
Um dos factos curiosos é a alteração do sabor do leite consoante a dieta materna (o mesmo acontecia já in utero, com o cheiro do líquido amniótico a que o bebé estava exposto) – e isso é óptimo! Pense que um único alimento é ao mesmo tempo um cardápio variado – aliás, se a dieta materna é variada é mais provável que o bebé aceite os alimentos quando iniciar alimentação complementar. Alguns bebés, quando a mãe ingere alimentos com sabores fortes até podem mamar mais!
E as cólicas? Se comer morangos ou amendoins o bebé manifesta alergia?
Não parece haver relação de alimentos que provoquem gases à mulher, com o aparecimento de gases no bebé. Recomenda-se o consumo moderado de todos os alimentos e, caso suspeite que causa algum desconforto ou alergia ao bebé é sensato retirar durante 2 semanas da dieta e, ao re-introduzir após esse prazo, avaliar o efeito no bebé. Na maioria das vezes vai comprovar que aquele sintoma que inicialmente associou ao seu consumo não se repete.
Resumindo: se amamenta alimente-se bem, com prazer, variedade, equilíbrio e com alimentos saudáveis!
Nota 1: Poderá encontrar recomendações sobre alimentação saudável em https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/roda-dos-alimentos/
Nota 2: em caso de dietas ou situações específicas poderá ser recomendado o acompanhamento por nutricionista com experiência em orientação durante a gravidez/amamentação
Rosa Santos
Enfermeira especialista em Amamentação