A consulta de Fisioterapia em Saúde Pélvica na gravidez pode fazer sentido em vários aspetos. O nosso pavimento pélvico é essencial para a gravidez, para o parto e para o pós-parto. Cuidar da saúde e função do pavimento pélvico, para além de permitir viver uma gravidez mais saudável e confortável, pode ajudar no trabalho de parto (em caso de parto vaginal) e pode também espelhar a função do pavimento pélvico no pós-parto.

Quanto maior a nossa percepção e consciência destas estruturas, mais preparadas estaremos nestas 3 etapas, não só no sentido do conhecimento do corpo e no reconhecimento de sinais e sintomas atípicos, mas também na nossa atitude preventiva e promotora de saúde.

Deixo-vos em baixo alguns motivos para fazerem uma sessão de Fisioterapia em Saúde Pélvica na gravidez:

1️⃣ Ensino da massagem do períneo, que segundo a evidência disponível parece diminuir incidência de lacerações de grau 3 e 4, em pessoas grávidas pela primeira vez.
2️⃣ Treino dos músculos do pavimento pélvico (não é kegel!!), que segundo a evidência parece ter influência na duração do trabalho de parto e também na diminuição das lacerações graves.
3️⃣ Maior consciência sobre esta zona do corpo, tendo a percepção que conseguimos ter controlo sobre estes músculos de forma voluntária.
4️⃣ Posturas, movimentos, exercícios respiratórios que podem ajudar no trabalho de parto e na preparação física para o mesmo.
5️⃣ Exercício clínico na gravidez.
6️⃣ Ensino de hábitos saudáveis e “amigos” do nosso pavimento pélvico, no que toca à saúde vesical, intestinal e sexual.

A consulta de Fisioterapia é também um momento de partilha de dúvidas e necessidades e por isso, todo o decorrer da consulta irá no sentido dessas necessidades individuais.

Sara Barbosa
Fisioterapeuta em Saúde Pélvica

Sugestão de Leitura: “Mas afinal, de que nos serve o pavimento pélvico?”
Siga-nos também no Instagram e no Facebook. 😉