Em Portugal existem dois bancos de leite humanos: em 2009 iniciou funcionamento o Banco de Leite na Maternidade Alfredo da Costa (Lisboa) e em 2022, o mais recente, o Banco de Leite Humano do Norte, situado no Hospital São João (Porto).

O leite humano pode ser doado por mães em aleitamento materno exclusivo e com excedente de leite, desde que cumpram pré-requisitos definidos e dêem o seu consentimento informado relativos aos procedimentos inerentes ao processo.

O leite destina-se sobretudo a bebés extremos prematuros cujas mães não estão a produzir/extrair a quantidade de leite necessária à alimentação dos seus bebés.

A recolha de leite é realizada no domicílio da mãe, há empréstimo de todos os materiais e equipamentos necessários para a recolha de leite… ou seja, não existe qualquer custo associado para as mães e estas podem, através da doação do seu leite, ajudar bebés mais fragilizados com um alimento que toleram melhor, evitando o uso de leites de fórmulas para lactentes e os riscos associados.

Existem várias etapas no processo de recrutamento, recolha, manipulação e tratamento de leite doado, bem como recursos humanos e físicos que são total garantia da qualidade e segurança do leite doado.

O seu leite é importante! Quer ser dadora?

📞 Contacte:
👉🏼 Banco Leite Humano do Norte: e-mail blh@chsj.min-saude.pt estando disponível mais informação em https://portal-chsj.min-saude.pt/pages/1103
👉🏼 Banco de leite da Maternidade Alfredo da Costa: bancodeleite@chlc.min-saude.pt ou +(351) 96 133 37 30, com mais informação disponível em https://www.chlc.min-saude.pt/proj…/banco-de-leite-humano/

Rosa Santos
Enfermeira e Consultora Internacional de Lactação Certificada

Sugestão de Leitura: “Como posso estimular a produção de leite?”
Siga-nos também no Instagram e no Facebook. 😉