A eficiência e o conforto observado no bebé a mamar também é resultado da ação da mãe. É importante promover no bebé:

1️⃣ Alinhamento corporal
2️⃣ Estabilidade corporal
3️⃣ Amplitude de abertura da boca adequada 

1️⃣ Alinhamento

Quando o bebé está a mamar é importante respeitar o alinhamento do seu corpo, dando-lhe liberdade para que a cabeça fique em ligeira extensão (queixo levantado, cabeça inclinada para trás).

2️⃣ Estabilidade

Em qualquer posição que amamente, o corpo do bebé deve estar bem apoiado, para que não fique em tensão, instável ou a esforçar-se para se manter na mama

A mãe pode garantir esta estabilidade através do próprio corpo: bebé bem encostado ao corpo da mãe, mão da mãe a segurar o corpo do bebé entre as omoplatas (permitindo que o bebé incline a cabeça ligeiramente para trás).

Se usar almofada de amamentação ou semelhante, esta servirá de apoio ao corpo do bebé, ou seja, onde ele pousa o seu corpo (tendo certeza que este não fica torcido)

3️⃣ Amplitude de abertura da boca

A abertura da boca a cerca de 120° no agarre e durante a mamada é um ponto importante para obtermos uma pega profunda e eficiente.

Garante que o bebé abocanha uma maior porção da mama, facilitando muito o processo de transferência do leite.

Muitas vezes tem de ser a mãe a conduzir o bebé à mama, de forma a que o bebé abra BEM a boca quando a abocanha (sem esquecer que o bebé deve estar em ligeira hiper-extensão do pescoço).

Os pontos aqui falados são parte integrante da avaliação de uma mamada e alterações dos mesmos podem originar situações como: pega superficial, dores e gretas nos mamilos, maior cansaço a mamar, mamadas pouco eficientes e desconforto do bebé, entre outras.

Rosa Santos
Consultora Internacional de Lactação Certificada

Sugestão de Leitura: “Como resolver dor ou lesão no mamilo?”
Siga-nos também no Instagram e no Facebook. 😉