No artigo “Constipação e infeções respiratórias – O Fruto da Época!”, que pode encontrar aqui no nosso site (https://up2kids.pt/constipacao-e-infecoes-respiratorias-o-fruto-da-epoca/), abordaram-se aspectos importantes relativos a infeções respiratórias e, agora, falamos especificamente destas doenças quando afetam bebés amamentados:

1️⃣ É muito importante o reforço da ingestão de água pelos motivos mencionados no post acima referido. O leite materno tem na sua composição cerca de 80% de água, sendo um líquido excelente para suprir as necessidades hídricas do bebé!
2️⃣ O leite materno é mais que alimento: tem vários componentes que ajudam ao combate de infeções (lisozima, imunoglobulinas, lactoferrina etc), enquanto o bebé desenvolve o seu próprio sistema imunitário.
3️⃣ O leite materno é um alimento completo e nutricionalmente adequado: em fase de doença, por um lado, muitos bebés aceitam menos alimentos além do leite materno, por outro, muitos pedem mais mama nestas alturas.
4️⃣ Bebé doente pode estar mais apático, ter menor apetite, etc – numa ocasião em que além de nutrição é importante o mimo e conforto, mamar garante também estes aspectos!

👀 Portanto, se o seu bebé apresenta os sintomas acima referidos pode recorrer a estas dicas:

✅ fazer limpeza nasal para que o bebé respire melhor enquanto mama
✅ oferecer mama com maior frequência (sobretudo se o bebé/criança tiver febre, fizer mamadas mais curtas, recusar outros alimentos ou estiver desconfortável)
✅ oferecer mama com bebé/criança numa posição mais verticalizada (para diminuir escorrência nasal posterior)
✅ pode ainda oferecer mama em contacto pele-com-pele.
✅ se amamentar em tandem pode optar por lavar a mama com água e sabão antes do outro bebé/criança mamar ou definir uma mama para cada.

👉🏻 Resumindo: se o bebé tem um resfriado (constipação), gripe ou semelhante é altamente recomendado que seja amamentado e até reforçada a oferta de maminha tendo em conta a aceitação do bebé.

Rosa Santos
Enfermeira especialista em Amamentação