O pediatra é muito mais do que o médico que trata da criança quando ela está doente.

O pediatra acompanha a família e o crescimento da criança até à idade adulta (18 anos) participando nas diferentes fases da sua vida. Quando falamos em crescimento, falamos de um conceito muito mais amplo do que o seu crescimento físico e cognitivo: falamos na transformação de um pequeno ser num indivíduo autónomo, feliz e preparado para os desafios do “mundo dos adultos”.

O acompanhamento deve ser contínuo desde o nascimento e ao longo das diferentes fases de crescimento, e não apenas nos episódios de doença. Só assim é possível estabelecer uma relação de confiança entre a família e o pediatra, e haver uma intervenção precoce em situações que necessitam de orientação.

O pediatra trabalha em equipa:

🧑🏼‍⚕️ Com outros profissionais de saúde para o qual faz o encaminhamento da criança quando necessário em determinada fase da sua vida;

👨🏾‍👩🏼‍👧🏼‍👦🏾 Com as famílias para proporcionar o melhor acompanhamento da criança para que esta possa crescer com saúde, definida como o completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença.

Isto implica o pediatra ir ao encontro das famílias, dos seus valores, respeitando os seus aspetos socioculturais.

É importante que haja uma boa relação entre o pediatra e a família, baseada na confiança, transparência e que seja uma relação contínua no tempo.

Andreia Ribeiro
Médica pediatra

Sugestão de Leitura: “Desfralde”
Siga-nos também no Instagram e no Facebook. 😉