Os 12 meses são grande marco no desenvolvimento do sono. Recorda-se que, nas semanas temáticas anteriores, expliquei que o sono é um processo evolutivo? Ou seja, nós os adultos temos 4 fases do sono, enquanto o nosso bebé tem apenas duas. Estas vão-se transformando ao longo do primeiro ano de vida até originar as mesmas fases de sono do adulto. Então, com 12 meses, o bebé já adquiriu as quatro fases de sono iguais às nossas.

Deixo aqui algumas ideias-chave sobre o sono aos 12 meses:

Padrão de sestas:
• O bebé deverá fazer, pelo menos duas sestas, uma no período da manhã e uma no período da tarde. Esta configuração de sestas poderá variar de acordo com a rotina da criança. Crianças que tenham uma despertar matinal mais tardio (após as 9h) poderão não fazer sesta no período da manhã mas sim, duas sestas no período da tarde. Se, pelo contrário, o despertar matinal for mais cedo, deverá existir uma sesta no período da manhã.

• A duração das sestas é variável, podem ser normais sestas de 45 minutos a sestas de 3h, depende da rotina global da criança.

• O tempo máximo acordado ronda as quatro horas, sendo normal que este intervalo seja menor de manhã e maior da parte da tarde.
Padrão noturno:• É perfeitamente normal que o sono da criança se torne muito mais agitado do que antes. Com mais agitado quero dizer, em termos de movimento, não necessariamente de despertares. É importante que a criança durma num local com espaço para se mexer à vontade, sem limitações e sem bater nas grades da cama.

• Podem ainda ser normais um a dois despertares noturnos. Não quer dizer que se a criança acorda mais do que isto tenha um problema. Os motivos desses despertares podem ser diversos e a necessidade de os trabalhar varia muito de caso para caso.

A criança deverá dormir entre 12 e 16h por cada 24 horas, ou seja, sono noturnos e sestas (recomendações mais atualizadas da American Academy of Sleep Medicine)

Dra. Andreia Neves