O ovo é dos alimentos que mais dúvidas levantam aquando da introdução alimentar. Saibam neste post como introduzir de forma segura. 🙂
As mais recentes posições internacionais, tais como as do ESPGHAN (European Society for Paediatric Gastroenterology, Hepatology, and Nutrition) apontam para uma introdução do ovo, a partir do inicio da Introdução Alimentar que acontece, por norma, por volta dos 6 meses de idade.
Contudo, o ovo é um alergénio comum, por isso é recomendado introduzir com quantidades muito pequenas nas primeiras vezes, uma vez que alguns bebés podem ter reações graves mesmo a pequenas quantidades.
“Mas ofereço a gema separada da clara?”
A gema do ovo é tem um menor potencial alergénico do que a clara do ovo, por isso, se desejar e se houver histórico familiar de alergia ou se já existir outra alergia detetada (de forma a causar menos ansiedade na sua introdução) pode considerar introduzir a gema primeiro e depois a clara.
Contudo, mesmo que introduza separado e o bebé só tenha alergia à clara e não à gema, isso não significa que não reaja à sua introdução devido à contaminação cruzada (a gema está em contacto com ovo), por isso já existem entidades que sugerem a introdução do ovo inteiro. Façam da forma que se sentirem mais confortáveis e consoante a indicação do profissional de saúde que segue o bebé.
Ao servir ovo ao bebé, certifique-se de que todas as partes do ovo estão completamente cozinhadas!
⚠️ NOTA IMPORTANTE: O ovo não deve ser dos primeiros alimentos a oferecer (logo nos primeiros dias). Isto porque, no inicio, o bebé está a experimentar algo novo, começa a adquirir um comportamento característico durante as refeições (esfregar a comida na cara – e ficar vermelho da pressão, tocar na boca, fazer expressões diferentes, …) e os pais começam também a reconhecer esse comportamento e qualquer manifestação pode ser encarada como uma reação alérgica e condicionar toda a introdução alimentar (e causar medo e ansiedade). Esperem alguns dias até a introdução estar mais bem estabelecida.😉
Ana Rita Sousa
Nutricionista na área da Pediatria
Sugestão de Leitura: “Como iniciar a introdução Alimentar?”
Siga-nos também no Instagram e no Facebook. 😉