Hoje gostaria de usar a imagem deste bebé que nasceu com a bolsa íntegra para que possamos refletir sobre a influência da vida intrauterina na estrutura e postura futura do bebé. Uma imagem vale mais do que mil palavras.

Embora seja um hotel com a temperatura ideal e bar aberto, por vezes o espaço pode escassear. Posições mantidas durante muito tempo podem provocar alterações na estrutura ou posturas assimétricas de conforto que o bebé transporta para fora do útero. A tensão a que está sujeito pode ser tão grande ou prolongada no tempo que quando removida, o corpo não retoma a forma esperada. Uma gravidez mais sedentária, uma bacia menos móvel ou mais estreita ou uma barriguinha linda mas pequenina são fatores que podem condicionar um bebé com mais rigidez ou assimetria.

Embora algumas posturas de conforto mais assimétricas, como por exemplo sentir-se mais confortável com a cabeça rodada para um dos lados, possam reverter, muitas vezes isso não se verifica.
Há bebés inclusive que já nascem com cabecinhas menos arredondadas ou pés rodados para dentro, fruto da pressão contra alguma estrutura da mãe.

Esta imagem ajuda-vos a compreender a importância de uma avaliação de osteopatia nos primeiros tempo de vida?

Ana Fernandes
Fisioterapeuta e Osteopata pediátrica