
Na publicação “O meu bebé está sempre com as mãos na boca”, foi referido a importância de o bebé explorar as suas mãos, hoje, dentro da mesma temática falamos, especificamente, dos brinquedos e objetos que os bebés estão sempre a levar à boca.
Exatamente como exploram as mãos, mais tarde, por volta dos 5-6 meses, quando já têm alguma preensão palmar e um bom controlo de cervical começam a descobrir os brinquedos, objetos e até mesmo comida através da zona com mais terminações nervosas – a boca. Esta exploração tem muitos benefícios para o bebé e faz parte do seu desenvolvimento:
– Aprendem sobre o mundo à sua volta, pelas múltiplas sensações, faz com que aprendam sobre texturas, forma, tamanho, temperatura;
– É importante para o desenvolvimento da alimentação e fala – a musculatura oro facial aprende a mover-se de forma coordenada;
– Pode ser uma forma de autorregulação.
O tempo de duração, desta fase de exploração oral, é variável e pode durar mais para algumas crianças. Geralmente aos 2 anos as crianças já começaram a usar os dedos para explorar os objetos e, consequentemente, aos 3 anos de idade espera-se que deixem de levar os objetos à boca.
Contudo, apesar de ser uma fase bastante importante, é necessário estar atento ao que os bebés colocam na boca como os objetos mais pequenos, formas mais cortantes e no caso dos alimentos, estes devem estar bem cozinhados e com a textura adequada ao desenvolvimento do bebé.
Joana Fernandes
Fisioterapeuta pediátrica