Para uma introdução alimentar segura é importante que haja uma maturação neurológica e fisiológica que permita ao bebé ter as capacidades motoras necessárias para lidar com segurança com os alimentos complementares – é por isso que é tão importante que os alimentos sejam adequados à idade, com a consistência correta e apropriadas ao desenvolvimento do bebé.

❓E como sei que o meu bebé está pronto a nível de neurodesenvolvimento ❓

É por isso que não há uma resposta universal! Dos 4 aos 6 meses, a par de uma grande evolução cognitiva, o lactente vai desenvolvendo uma atividade física exploratória do ambiente que o rodeia e uma sociabilização crescentes e por isso, o aparecimento desses “sinais” que o seu bebé está pronto variam muito de bebé para bebé!

Sinais como:
➡️Cabeça firme sem precisar de apoio.
➡️Diminuição do reflexo de extrusão lingual.
➡️Ficar sentado com apoio.
➡️Capacidade de agarrar o alimento e levá-lo à boca.
➡️Interesse pelo alimento dos adultos.

Contudo, o “ficar sentado com apoio” gera algumas dúvidas. É importante esclarecer que não é esperado que um bebé logo após os 6 meses se sente sozinho.

Só ligeiramente mais tarde, entre os 6-9 meses, é que o bebé irá sentar sem apoio por algum tempo.

Podemos sentar os bebés para comer (de acordo com as orientações e em segurança), mas não devemos “treinar o sentar”. Queremos que a partir das habilidades motoras que fomos falando ao longo das últimas publicações, os bebés aprendam a chegar a essa posição sozinhos.

Ana Rita Sousa (Nutricionista) e Joana Fernandes (Fisioterapeuta Pediátrica)

Sugestão de Leitura: “E antes de sentar? O que preciso vivenciar?”
Siga-nos também no Instagram e no Facebook. 😉