
Será que o Baby-led Weaning (BLW) é assim tão diferente da alimentação complementar tradicional? 🤷🏼♀
O Baby-Led Weaning define-se como uma abordagem de Introdução Alimentar em que é o bebé que guia essa introdução, levando os alimentos à boca de forma autonóma – por norma os alimentos oferecidos têm uma conscitência diferente das sopas/purés oferecidos inicialmente numa Introdução mais tradicional.
🙋🏼♀ Todas as entidades de saúde referem que os pais devem ser encorajados a adotar um estilo de vida parental responsivo, compreendendo os sinais de fome e saciedade dos lactentes, priorizando a autonomia e o respeito pelo bebé, pelas suas necessidades e pelo seu desenvolvimento (e isto é possível em ambos os métodos!). Realçam ainda que não existe evidência suficiente que conclua que um método é melhor do o outro.
💭 .. Mas se os métodos não são assim tão diferentes, porquê toda a “euforia” com BLW? 🤷🏼♀
Eu diria que o grande problema é que da teoria à prática, vai uma GRANDE distância. Os conceitos misturam-se e nem sempre aquilo que é descrito na literatura chega aos pais da forma mais correta.
A abordagem tradicional muitas vezes é preconizada como a introdução dos sólidos só após os 12 meses (ou até mais tarde) – comprometendo o desenvolvimento da musculatura e motricidade orofacial e suas funções associadas.
Se há algo que o BLW nos trouxe de bom, foi a reflexão sobre este tema, levando pais a questionar o porquê de certas recomendações e a quererem fazer diferente.
O respeito pelo bebé, o incentivo à autonomia, a preocupação com a mastigação e encorajamento das refeições em família são tudo exemplos de pontos fulcrais na introdução alimentar e que estavam há muito esquecidos.
💛 A minha opinião vai ser sempre esta: o MELHOR método de introdução alimentar é aquele que melhor se adapta à SUA família! Aqui não há certo, nem errado. Nem melhor, nem pior. Com a informação certa do vosso lado, com ajuda necessária e acompanhamento, todos os métodos são válidos.
Qual a vossa opinião sobre o assunto? O que resultou melhor aí em casa? 🤗
Ana Rita Sousa
Nutricionista na área da Pediatria
Sugestão de Leitura: “Ovo… Como e quando devo introduzir?”
Siga-nos também no Instagram e no Facebook. 😉