Após o nascimento de um bebé, é importante fazer uma consulta de fisioterapia. É recomendada e reconhecida a importância do pavimento pélvico e da sua avaliação no período pós-parto.

Os timings para avaliação apontam para as 4-6 semanas pós-parto, apesar do Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia sugerir que pode ser benéfica uma avaliação às 3 semanas pós-parto. Uma avaliação mais cedo pretende promover uma recuperação física mais eficaz e adequada e identificar sintomas para que haja uma abordagem preventiva e precoce.

Para acontecer uma avaliação do pavimento pélvico é importante que não hajam sinais inflamatórios presentes, nem outras complicações médicas, o que pode não ser possível após 3 semanas. O acompanhamento assíduo da puérpera pode facilitar a perceção do timing ideal para fazermos a avaliação.

👉🏻 O que podem esperar desta consulta (de forma resumida e generalizada):

1️⃣ Avaliação abdominal (DRA, função abdominal, e avaliação de cicatriz, se for o caso)
2️⃣ Avaliação do pavimento pélvico (independentemente do tipo de parto)
3️⃣ Educação para hábitos de saúde vesicais, intestinais e sexuais saudáveis
4️⃣ Avaliação de desconfortos músculo-esqueléticos que possam existir
5️⃣ Prescrição de exercício clínico adaptado ou dicas para o retorno ao exercício físico.

Se houverem sintomas vesicais, intestinais ou sexuais, é ainda mais importante que procurem ajuda logo que percebam que algo não está como deveria.

Esta consulta é também um lugar de partilha, acolhimento e compaixão, porque convínhamos que o pós-parto pede um pouco de tudo isto. 🤗

Sara Barbosa
Fisioterapeuta em Saúde Pélvica

Sugestão de Leitura: “Dor e sexualidade – Abordagem da Fisioterapia”
Siga-nos também no Instagram e no Facebook. 😉