Nesta fase do ano começa a azáfama dos preparativos do novo a o escolar e a mochila é sem dúvida de master piece. São inúmeros os modelos e a dúvida pode instalar-se, afinal qual é a melhor mochila para o meu filho? 🎒

Aliar a estética à ergonomia nem sempre é uma tarefa fácil, até porque nesta fase as crianças já começam a ter o seu próprio gosto.

Fica uma check list:

  • 2 alças largas e acolchoadas para distribuir o peso nos ombros;
  • Tamanho adequado à criança. A base da mochila deve estar ligeiramente acima da cintura;
  • Vários compartimentos para se poder organizar o material. As coisas mais pesadas devem estar mais próximas das costas pelo que esse deve ser o maior compartimento. De preferência as costas da mochila também devem ser acolchoadas (não vá um estojo/dossier mais ponteagudo ficar a pressionar a coluna) e a mochila não deve ser mais larga que a criança. Atenção à distribuição do peso nos comprimentos laterais;
  • Material impermeável para manter a integridade do material em dias de chuva.

As mochilas de rodinhas podem ser uma boa opção apenas se o seu filho não tiver muitas escadas na escola e se o piso não for muito irregular. O peso destas mochilas é superior ao das convencionais pelo que se a tiver de carregar tornam-se menos ergonómicas.

⚠️ Mais importante que o modelo é a percentagem de peso carregado (inferior a 10% do peso corporal), a forma como o fazem e as estratégias adoptadas por todos para que a criança a carregue o menos tempo possível!

Uma última dica, vão verificando o tamanho das alças ao longo do ano porque muitas vezes saem do sítio.

Cuidemos da nossa coluna desde pequenos!

Ana Fernandes
Fisioterapeuta osteopata pediátrica