O Natal foi tempo de muita magia e de muitos presentes para os mais pequenos. Muitos brinquedos novos para explorar e fazer o olhar das nossas crianças cintilar. Mas atenção!! Apesar das boas intenções de quem oferece um brinquedo, é dever dos pais ter o cuidado de ver se este é adequado e seguro para a sua criança. Devemos sempre estar atentos à segurança na sua utilização e potenciais riscos.
A maior causa de mortalidade e morbilidade infantil são os acidentes domésticos e não as doenças.
👉🏼 Na escolha do brinquedo:
1️⃣ Leia todos os avisos de instruções – esteja atento às recomendações relacionadas com a idade e a segurança – leve-as a sério.
2️⃣ Escolha brinquedos adequados à idade, à capacidade e ao nível de destreza da criança. Os brinquedos que não são adequados à faixa etária específica de uma criança podem magoar a criança.
3️⃣ Não compre brinquedos com peças pequenas e facilmente destacáveis para crianças com menos de três anos de idade – já que estas crianças tendem a colocar os brinquedos na boca e podem asfixiar com peças pequenas.
👉🏼 Depois de comprar um brinquedo:
1️⃣ Siga cuidadosamente as instruções de montagem e utilização adequadas do brinquedo.
2️⃣ Esteja atento às crianças enquanto brincam – certifique-se de que todos os brinquedos são utilizados tal como vem indicado e que são adequados à idade e capacidade da criança. Com certos brinquedos – como trotinetas, patins e bicicletas – as crianças devem utilizar sempre capacete e outros equipamentos de segurança. Tenha em atenção a presença de cordas que podem causar estrangulamento, pontas afiadas que possam magoar, material não comestível que possa ser colocado na boca, …
3️⃣ Verifique regularmente o estado dos brinquedos – os brinquedos partidos ou usados podem magoar a criança e colocar em risco a sua segurança. Elimine os brinquedos partidos imediatamente. Retire toda a embalagem e guarde as instruções. Certifique-se de que as crianças não brincam com embalagens de plástico porque pode existir um risco de asfixia. Ensine os seus filhos a guardar os seus brinquedos para evitar acidentes. Não deixe os brinquedos nas escadas ou no chão em zonas de circulação da casa.
Se o brinquedo não for adequado para a idade, guarde-o para utilizar na idade certa.
Não se esqueça…
Para a criança tudo é brinquedo e desperta curiosidade!
Nós, adultos, somos quem tem maior responsabilidade em dar segurança e prevenir os acidentes nas crianças…
Andreia Ribeiro
Médica Pediátrica