Hoje falamos sobre o desenvolvimento motor. Na sequência das etapas do desenvolvimento do bebé, há três grandes áreas: motora, cognitiva e emocional. Estas áreas têm que se interligar e trabalhar em conjunto e harmonia. A investigação na área da pediatria, cada vez mais, nos prova que os bebés têm capacidades sensoriais presentes logo após o nascimento, necessitam de estimulação contínua e adequada a cada idade/etapa do bebé e de estabelecer relações para a sua vida. Todos nascemos seres sociais e disponíveis para a explorar o mundo! O desenvolvimento motor ocorre maioritariamente no primeiro ano de vida, progredindo de movimentos mais simples para a execução de habilidades cada vez mais organizadas e complexas. O que podemos esperar do nosso bebé? Por volta dos 3/4 meses:- Demostra preferência pelo decúbito dorsal (barriga para cima), pois permite uma maior liberdade de movimento e habilidades com as mãos – repara que tem duas mãos;- Brinca com as mãos na linha média, mas não demonstra atenção visual;- Na posição de decúbito ventral (barriga para baixo), apoia-se nos antebraços e faz extensão da cabeça;- Inicia a vocalização;- Leva os objetos/brinquedos à boca; – Segue com o olhar os objetos ou reage ao estímulo verbal; Por volta dos 5/6 meses:- Em decúbito ventral faz o avião; – Um bom tónus postural para manter várias posturas contra a gravidade; – Rola para os dois lados; – Maior mobilidade pélvica – traz os pés às mãos quando está de barriga para cima;- Inicia a posição de sentado por poucos períodos de tempo – necessita de apoio;- Segura o copo ou biberão com as duas mãos; – Transfere o brinquedo de uma mão para a outra; – Faz diversos estilos de sons para expressar sentimentos; Nesta fase o bebé deve ser estimulado com interações mais lúdicas e com outras pessoas da família (tios, primos…), brinque com brinquedos de diversas texturas, música e mantenha o contacto visual. É importante ir estimulando o desenvolvimento e facilitar diversas oportunidades às crianças. Cada bebé ou criança tem que saber gerir o controlo motor, a relação com as pessoas e a autonomia, mas também, cada bebé tem o seu ritmo, nem todos os bebés com a mesma idade estão na mesma fase de desenvolvimento.

FT Joana Fernandes