Já passaram os primeiros meses de vida do vosso bebé e, com eles, poderão ter surgido alguns desafios na amamentação. Antes de mais: chegaram até aqui com mais ou menos lombas na estrada: parabéns família!Já se aperceberam que “o tempo passa rápido” e que o vosso bebé continua a desenvolver-se em “velocidade de cruzeiro”. Por volta dos 3 meses, quando começa a levar as mãos à boca e, posteriormente, a explorar objectos com a boca de forma vigorosa e a babar-se, surge muitas vezes a dúvida nos pais (e outras pessoas) se estão para romper os primeiros dentinhos.
Para uma boa parte dos bebés é precisamente agora, entre os 6-9 meses que a erupção dentária vai acontecer.
Agora, muitas mães se questionam sobre “como decorrerá a amamentação com dentes” e receiam que o bebé morda quando está a mamar. Ora… as mordidas não são muito agradáveis mas, felizmente, nem todos os bebés mordem a mama – este é o primeiro ponto importante. Outros poderão fazê-lo só uma a duas vezes e, mais raramente, alguns podem morder com alguma frequência! Mais uma vez lembro a velha máxima: “cada bebé é um bebé”.
Seguem algumas dicas para o caso do bebé dar uma mordidela na mama:
• Se o bebé morder, afaste-o gentilmente da mama, mostrando que foi desagradável (sim, eu sei que quando apanhados de surpresa podemos reagir com alguma impulsividade à dor ou desconforto!). Quando reagimos com um grito ou com expressão facial de zanga, o bebé vai igualmente reagir e pode achar o momento engraçado ou assustador, repetindo-o ou receando mamar numa próxima ocasião.
• Depois de uns momentos de pausa após a mordida, pode oferecer novamente a mama, de forma que o teu bebé perceba a interrupção (e, se repetida, faça associação entre mordida e interrupção da mamada).
• Antecipe a mordida tentado perceber em que ocasiões o bebé morde: acontece no início da mamada? Quando está a adormecer? Quando está a explorar a mama brincando um pouco com ela?
• Apercebendo-se que o bebé tem um momento de mordida em determinado ponto da mamada, pode tentar retirar antes da mama ou retirar da mama e oferecer a outra.
• Esteja atenta aos sinais que o bebé dá: para morder o bebé afasta ligeiramente a cabeça da mama e “recolhe” a língua (se não o fizesse mordia a própria língua).
• Quando se apercebe que o bebé vai morder pode usar algumas estratégias: captar a sua atenção dizendo “olá”, ou chamando-o pelo nome ou mesmo segurar a sua cabeça impedindo-o de se afastar da mama.
Ficam aqui apenas algumas sugestões… e um lema, que é válido para tudo o que se relaciona com o projecto de parentalidade: as famílias são um projecto em constante desenvolvimento e, sendo a amamentação parte do vosso projecto de parentalidade, é importante estarem cientes dos seus desafios mas é imprescindível estarem atentos ao VOSSO bebé e desfrutar de cada momento, de cada aprendizagem, de cada etapa que bebé, pai e mãe vivem.
Enf. Rosa Santos