O que esperar do sono pelos 9 meses?
Os 9 meses marcam um ponto muito significativo no desenvolvimento do sono.
1. Verifica-se um aumento significativo do tempo de vigília.
É frequente, próximo desta fase, sentirmos que o bebé já aguenta mais tempo acordado. Aqui surgem, muitas vezes, inseguranças. Tendemos a forçar o sono por acharmos que o bebé “não quer dormir”. Calma. É só o nosso bebé a crescer. Pelos 9 meses já aguentam, bem dispostos, perto de 4 horas acordados. Continuando este número a ser uma média, o que significa que farão intervalos menores da parte da manhã e maiores da parte da tarde.
2. As rotinas começam a ter um papel muito importante na saúde do sono.
Quem me conhece sabe que tendo a não stressar os pais com horários muito rígidos. Porem, a partir desta faixa etária o meu discurso começa a mudar um pouquinho. Imaginem um ciclo menstrual, com uma duração entre vinte a poucos a trinta e poucos dias. As hormonas tendem a produzir-se sempre nas mesmas fases do ciclo, de forma regular. Se uma mulher for fumadora, beber álcool de forma regular, comer mal, dormir mal, por exemplo, este ciclo torna-se desregulado e poderá afetar a fertilidade e a saúde da mulher. Pois bem, o sono também funciona assim. Há um ciclo, de aproximadamente 24 horas, que se não encontra regularidade torna-se caótico. O bebé terá mais facilidade em adormecer quanto mais regular for a sua rotina de sono.
Se ainda não tem uma rotina de sono, deve começar por estabelecer um despertar matinal regular, ou seja, acordar o bebé sempre à mesma hora, e ter um horário de deitar também sempre regular. Só quando estes dois pontos estiverem mais estáveis é que deve começar a trabalhar as sestas.
Nesta faixa etária, os bebés devem fazer duas a três sestas com duração mínima de 45 minutos cada uma, segundo as recomendações internacionais da Americam Sleep Medicine.

Andreia Neves

Cardiopneumologista especialista em sono