A SAÚDE DOS 6 AOS 9 MESES

Com as defesas mais robustas e com vontade cada vez maior de explorar o ambiente e de interagir com os seus, a fase dos 6 aos 9 meses é de mudanças diárias!

Um dos problemas de saúde mais frequentes nesta faixa etária é a obstipação que, caso já exista anteriormente, poderá agravar com a diversificação alimentar. Na maioria dos casos é transitória e a oferta reforçada de água poderá ser suficiente para a sua resolução. Em casos mais específicos, e sempre após avaliação médica e exclusão de outras doenças, poderá ser necessário intervenção terapêutica. 

Neste período poderá surgir o primeiro dente. Após a erupção do primeiro dente, deve ser introduzido na rotina diária do bebé o processo de higiene dentária com escova macia ou dedeira, duas vezes por dia, e com quantidade mínima de pasta dentífrica fluoretada (com concentração de 1500 ppm de flúor).

A maneira como o seu bebé joga, aprende, fala e atua, oferecem pistas importantes sobre como está o seu desenvolvimento. 

Esta é uma fase de aperfeiçoamento da visão e em que surge a capacidade de visão binocular, o que permite a criança progredir no seu desenvolvimento. A presença de estrabismo é sempre anormal e deve ser motivo de observação médica.

E termos de comportamento e relação emocional, o bebé poderá iniciar uma fase em que tem medo de estranhos, passa a ser mais “agarrado” aos seus familiares e começa a ter preferência por alguns brinquedos favoritos. 

É também uma fase de grande desenvolvimento da linguagem e comunicação. O bebé começa a entender o “não”, vocaliza cada vez mais, copia sons e gestos e começa a apontar para objetos de interesse. Os pais devem procurar ajuda do pediatra caso o bebé:

– Não reaja aos sons; 

– Não responda ao nome;

– Não olhe para onde os pais apontam;

– Vocalize de forma monótona ou perde a vocalização previamente adquirida; 

– É apático e não se relaciona com os seus familiares.

A capacidade de aprendizagem e cognição torna-se cada vez mais complexa, sendo o bebé de 9 meses capaz de seguir a trajetória de um objeto; procurar um objeto que os pais escondam dele; jogar ao esconde-esconde; transferir objetos de uma mão para outra com destreza; pegar em pequenas coisas entre o polegar e o indicador (movimento de pinça). São sinais de alerta se:

– Não agarrar objetos com a mão; 

– Não levar objetos à boca;

– Não transferir objetos de uma mão para outra.

Pode ajudar o seu bebé a aprender e a crescer!!

Ficam aqui algumas dicas de algumas atividades que pode fazer com o seu bebé de forma a estimular o seu desenvolvimento nesta faixa etária:

  • Chamar os objetos pelos nomes;
  • Conversar, ler histórias e dançar com o seu bebé;
  • Descrever o que o seu bebé está a observar;
  • Descrever o que o seu bebé quer quando ele aponta para algo;
  • Ensinar a colocar os objetos dentro e fora da caixa;
  • Oferecer papel para amassar e rasgar;
  • Dar a experimentar diferentes texturas;
  • Oferecer dois objetos para a mão e posteriormente um terceiro, deixando que ele “resolva o problema”;
  • Brincar ao esconde;
  • Ser firme e terno no “não”; 
  • Fazer brincadeiras de tapar e destapar o rosto, bater palmas, acenar, …;
  • Imitar sons de animais e objetos fazendo mímica e pedindo a criança para imitar. 

Andreia Ribeiro Pediatra Up2Kids