Não, não se preocupe! Não tem que o excluir e é um ótimo hortícola para se introduzir nesta fase, embora sejam necessários alguns cuidados.

Os espinafres apresentam níveis elevados de nitratos. Os nitratos são convertidos em nitritos que, se consumidos em grandes quantidades, podem afetar negativamente os níveis de oxigénio no sangue (risco de metahemoglobinémia).

Contudo, a Autoridade Europeia pela Segurança dos Alimentos (EFSA) publicou uma declaração sobre os possíveis efeitos agudos em bebés e crianças e concluiu que não são preocupantes para a maioria das crianças – era necessário que ultrapassem a dose de 200g/dia de espinafres.

Para além das quantidades, destaca-se o estado de conservação. É importante que estejam em boas condições (por exemplo, quando as folhas destes alimentos ficam moles e com cheiros desagradáveis depois de demasiado tempo no frigorífico, o que acontece é que os nitratos estão a ser convertidos em nitritos, o que é prejudicial para o bebé – alimentos neste estado devem ser descartados).

⚠️ Cuidados a ter:
➡️ Ter muito cuidado com estado de conservação (se comprar frescos, e se possível, comprar e consumir no próprio dia). Nunca armazenar à temperatura ambiente. Pode também optar por congelados.
➡️ Cozer os espinafres num recipiente separado e descartar a água.
➡️ Utilizar doses pequenas. Se fizer sopa, por exemplo, pode fazer a base com outros hortícolas (como a batata, cenoura …) e só acrescentar uma pequena quantidade de espinafres.

Ana Rita Sousa
Nutricionista pediátrica