Hoje vamos falar sobre a importância da comunicação na alimentação dos nossos pequenotes. Quantos de nós já não dissemos “olha, tens de comer isso porque te faz bem!!” – o que é isso significa para uma criança de 2 anos? Ou de 4? Ou 6? Provavelmente todos pensam coisas bem diferentes.
📚 Considerando a teoria do desenvolvimento de Piaget, as competências da criança relativamente à alimentação devem ser compreendidas em função das suas características cognitivas. Crianças entre os 2-7 anos estão na fase pré-operativa em que a abordagem da criança à classificação é funcional e não sistematizada (significa que consegue identificar os alimentos normalmente identificados como “bons para ti”, mas que podem não compreender as razões que estão por detrás.)
É importante utilizarem afirmações e exemplos concretos – até podem utilizar fotografias, jogos e brincadeiras – para que a criança consiga compreender aquilo que quer transmitir.
Exemplos:
🍝 “A massa dá-te energia para correres mais rápido quando jogares futebol, sabias?”
🥝 “Sabes porque é que a fruta é tão importante? Se ficares doente, ela ajuda-te a ficares bom mais rápido para poderes ir brincar sem dores.”
Não há um caminho certo, tudo dependerá da criança e do ambiente onde está envolvida. Mas acredito verdadeiramente que se nos esforçamos a olhar o mundo com os olhos deles, as coisas correm um pouquinho melhor. 😊
Ana Rita Sousa
Nutricionista na área da Pediatria
Sugestão de Leitura: “NUNCA OFEREÇA SUBSTITUIÇÕES quando a criança não quer comer o prato”
Siga-nos também no Instagram e no Facebook. 😉