
Tanto os terrores noturnos como os pesadelos são frequentes durante a infância e habitualmente constituem uma natural preocupação para os pais.
Pela forma de apresentação podem parecer situações idênticas, porém, fisiológica e etiologicamente são diferentes. Enquanto os Terrores noturnos (TN) constituem uma parassónia do sono NREM, ocorrendo preferencialmente durante o sono profundo (e, portanto, no início da noite), os pesadelos surgem na fase REM do sono (mais de madrugada), o que implica manifestações particulares do comportamento em si. A prevalência na infância dos TN e pesadelos é de aproximadamente 1-6%, com pico entre 5-7 anos e 60-75%, com pico entre 3-6 anos, respetivamente.
👉🏻 Terrores Noturnos
Existe um despertar abrupto acompanhado de gritos ou choro inconsolável, agitação intensa, marcada confusão e estão associados ao aumento da atividade simpática (presença de taquicardia, taquipneia e diaforese). O episódio pode durar entre 30seg a alguns minutos e geralmente é seguido de amnésia e desorientação. A criança não deve ser acordada uma vez que pode exacerbar o comportamento, apenas devem assegurar as condições de segurança do ambiente envolvente e encaminhar novamente para a cama se necessário, calmamente.
👉🏻 Pesadelos
São associados a uma lembrança vívida do sonho apresentando um estado de alerta total após o despertar; a manifestação clínica é menos dramática/exuberante, sem vocalizações e/ou movimentos, e não experimentam a hiperexcitação que caracterizam os TN. Neste tipo de episódios a criança deve ser acolhida e tranquilizada, sendo recorrente demorar mais tempo a readormecer pela presença de medo e ansiedade relacionados com o conteúdo do pesadelo.
De um modo geral constituem situações pontuais e benignas sem necessidade de intervenção específica, porém, em alguns casos, pode ser necessária observação médica para avaliação de patologias subjacentes e/ou necessidade de tratamento direcionado.
Assegurar condições de segurança e adotar boas medidas de higiene de sono (post abaixo) está altamente recomendado.
Sofia Pimentel
Cardiopneumologista especialista em Sono
Sugestão de Leitura: “Medidas que ajudam a otimizar e facilitar a hora de deitar”
Siga-nos também no Instagram e no Facebook 😉