O álcool pode ser ingerido simples ou usado em cozinhados (temperos, molhos, etc).
👉🏽 Notas prévias:
1️⃣ As bebidas alcoólicas podem ter teor alcoólico diferente (p.ex, vinho do porto tem maior teor alcoólico que cerveja; vinhos podem ter um teor alcoólico diferente entre si)
2️⃣ A mesma bebida, com o mesmo teor alcoólico e ingerida na mesma quantidade pode ter efeitos diferentes em pessoas diferentes
3️⃣ Uma confecção de 30min a 1h mantém entre 25-35% de álcool e, mesmo cozinhando durante muito tempo existem sempre valores residuais.
👉🏽 Álcool no leite materno
✅ O álcool depois de ingerido atinge determinada concentração na corrente sanguínea. Daí o álcool poderá ser encontrado no leite materno e ingerido pelo bebé.
✅ O álcool “desaparece” através de metabolização hepática. À medida que o tempo passa os níveis de álcool baixam no sangue (e consequentemente no leite materno), daí não se indicar extrair e descartar leite após ingestão..
👉🏽 Se está a amamentar:
1️⃣ O mais seguro é evitar ingerir álcool ou cozinhados que contenham álcool pois não se sabe quando não há risco algum para o bebé
2️⃣ Apesar do ponto 1, se o álcool for cozinhado, o seu consumo na amamentação tendo em conta alguma evaporação do álcool, o facto da ingestão acontecer em simultâneo com outros alimentos e a ingestão em pequena quantidade
3️⃣ Se ingerir cerveja, vinho, champanhe, (…) tenha em atenção os intervalos de segurança para amamentar
⚠️ Dado que os bebés nos primeiros meses mamam com bastante frequência, nesta altura recomenda-se não beber de todo.
Se for beber álcool: faça-o apenas em situações muito pontuais, com consumo o mais reduzido possível e garantindo que o bebé não mama pelo menos nas 2 a 2h30 após ingestão de cada 12-15g de álcool consumido.
Como posso saber se ingeri 12 a 15g de álcool?
Encontramos esta quantidade de álcool em cada:
🛑 330ml de cerveja com teor de álcool de 5%
🛑 140 ml de vinho de 11-12%
🛑 40ml de licor
Intoxicação aguda de álcool poderá ser extremamente perigosa quer para a mãe, quer para o bebé.
⚠️ Nota: crianças não devem comer cozinhados com álcool ou previamente temperados com bebidas alcoólicas pelo exposto acima.
Rosa Santos (Enfermeira e IBCLC) e Ana Rita Sousa (Nutricionista na área da Pediatria)
Sugestão de Leitura: “Amamentar é Saúde!”
Siga-nos também no Instagram e no Facebook. 😉